Por gentileza, mais gentileza!
Bom dia.
Ontem, foi o Dia Mundial da Gentileza e na próxima segunda-feira 20/11 será o Dia da Consciência Negra. Acho muito importante as datas de conscientizações, no entanto, lamento por serem apenas lembranças, homenagens e comemorações que ocorram num dia determinado e nos outros 364 dias, os temas são esquecidos, lembrados por apenas aqueles que tem o lugar de voz e vivem diariamente uma luta.
Quando falamos em gentileza, por exemplo, sabemos que gentileza gera gentileza. Porém, devolver uma gentileza a quem nos foi hostil ou nos tratou com rispidez é uma tarefa muito difícil, diria muito nobre é poder quebrar ciclos ruins com empatia, respeito e afeto ao próximo.
Ser gentil é como ceder a vez ou se doar ao próximo; seja um colega, amigo ou familiar, sem fazer distinção de classe e nível sócio econômico. É, por exemplo, começar o dia entrando no local de trabalho e saudar desde o porteiro até o superior imediato, sem diferenciá-los, tratando ambos de forma humanizada e com a mesma cordialidade.
Ser gentil é uma questão moral e de amabilidade, na qual despendemos um pouco do nosso tempo, nosso bem mais precioso, em atenção a alguém que necessita de um certo cuidado ou atenção especial. Se todos nós pensarmos na gentileza como uma moeda, o troco ou o retorno do Universo, com certeza, serão coisas boas para nós.
Se fossemos mais gentis, teríamos menos conflitos e guerras, também, viveríamos num mundo mais alegre, mais gostoso de se viver, com menos individualismos, menos vaidade, egocentrismo e inveja. Ainda podemos sonhar com um planeta mais acolhedor e melhor para se viver, se praticarmos mais gentilezas.
Uma excelente semana.