Policiais civis do Paraná realizam paralisação em todo estado, diz sindicato
Os policiais civis do Paraná estão realizando uma paralisação nesta segunda-feira (03), em todo o Estado. A mobilização é encabeçada pelo Sinclapol (Sindicato das classes policiais civis do Estado do Paraná).
Das 9h às 18h, os policiais civis ficarão em frente às delegacias, com faixas e realizando panfletagem para informar a população sobre os problemas enfrentados pela classe de servidores.
Segundo Kamil Salmen, presidente do Sinclapol, a Polícia Civil está doente.
“Atualmente estamos trabalhando com menos da metade do efetivo dentro das delegacias. Muitos policiais estão trabalhando sozinhos em unidades e atribuindo funções que não fazem parte da jornada de trabalho, como a escolta de presos”
afirma Kamil.
Segundo o sindicato, a principal pauta está relacionada a data base dos servidores, que segundo Kamil foi esquecida pelo atual governo.
Além disso, a pandemia trouxe problemas também ao sistema de segurança. Atualmente, de acordo com Kamil, vários policiais estão afastados por conta da contaminação por Covid-19, outros estão internados, e alguns perderam a vida.
“Além dos afastamentos relacionados à pandemia, temos vários policiais que estão psicologicamente doentes, por excesso de trabalho, jornadas mais longas. Atualmente os policiais não têm nenhum direito, seja ele de saúde ou transporte,”
relata o presidente do sindicato.
Os policiais não podem realizar greve, por se tratar de um serviço essencial, mas nesta segunda-feira, apenas prisões em flagrantes serão realizadas pelas equipes de trabalho. Boletins de Ocorrência, também serão confeccionados, mas de forma online, no site da instituição.