Pintura rara do século XIX será leiloada em prol da causa animal em Matinhos
Uma rara pintura, datada em 1865, será leiloada em agosto em prol da causa animal em Matinhos, litoral do estado. A obra que pertence ao artista John Henri Elliott, é uma das primeiras representações sobre tela da velha Curitiba do século XIX, ainda na época do Império. Intitulada “Cidade de Curitiba Capital da Província do Paraná”, a obra foi feita com a técnica de pintura têmpera – método o qual consiste em utilizar pigmentos de terra junto de uma mistura de água e gemas de ovo.
O leilão ocorre de forma online no dia 21 de agosto, a partir das 18h. Para participar basta fazer um cadastro prévio no site da Kronberg Leilões. O leilão será comandado por Helcio Kronberg e já possui um lance inicial de R$500mil.
Causa maior
De acordo com a empresa responsável pelo leilão, atualmente, a obra faz parte do acervo da família do advogado Osman de Santa Cruz Arruda, presidente do Instituto Brasileiro do Tribunal de Júri (IBTJ). Após vendida, o valor arrecadado será inteiramente revertida a causa animal.
“Esta aquarela pertenceu ao meu bisavô, Olegario Aires de Arruda. Mais tarde a obra foi dada de presente ao meu pai, Dr. Osman Arruda, neto de Olegario, que a tem guardada há mais de 50 anos”,
diz Gustavo Arruda, assessor parlamentar.