Parque das Pedreiras Jaime Lerner é inaugurado em Curitiba
O complexo do Parque das Pedreiras, que engloba a Ópera de Arame e a Pedreira Paulo Leminski, passou a se chamar Parque das Pedreiras Jaime Lerner a partir desta sexta-feira (17). O espaço, que é ponto turístico de Curitiba, passa a contar ainda com um novo memorial na entrada da Ópera de Arame em homenagem ao arquiteto, urbanista, ex-prefeito da cidade, ex-governador do Estado e presidente da União Internacional de Arquitetos, Jaime Lerner.
Lerner faleceu em maio de 2021. Nesta sexta (17), ele completaria 84 anos. Na cerimônia de inauguração, familiares e autoridades paranaenses aproveitaram o momento para homenageá-lo.
“Bendita seja a memória de Jaime Lerner. Ex-prefeito singular, fez a Cidade Industrial, fez o BRT copiado por 250 cidades do mundo, fez o Jardim Botânico, fez o Zoológico do Parque Iguaçu, fez o modelo de adensamento da cidade onde se contempla a moradia com os serviços e o comércio. O piá curitibano da rua da Liberdade, foi grande e foi nosso”,
declarou o prefeito de Curitiba, Rafael Greca.
Greca destacou a trajetória de Lerner e garantiu que, para comemorar o cinquentenário do Teatro Paiol (obra idealizada pelo arquiteto), haverá shows mensais no local.
“Em memória a esse dia, em que o jovem prefeito Jaime Lerner recebeu Vinícius de Moraes, Toquinho e Marília Medalha para começar a explodir o Paiol de Pólvora, transformando a cidade através da cultura e da imaginação, teremos shows todos os dias 27 de 2022”,
anunciou.
Brilho nos olhos
Muito emocionada, Ilana Lerner Hofman, filha de Jaime Lerner, agradeceu a homenagem e lembrou do amor do ex-prefeito pela cidade.
“Lembro do brilho nos olhos do meu pai quando ele viu o projeto da Ópera de Arame e da Pedreira ganhar forma, e é muito emocionante vir aqui hoje, no aniversário dele, receber essa homenagem. Nesse lugar que foi palco das comemorações dos 300 anos de Curitiba e de tantas alegrias”,
disse Ilana.
Para Ilana, Curitiba era a extensão da vida do pai.
“Aqui ele construiu a sua marca; só tenho a agradecer. Obrigada a essa cidade e todos os curitibanos e curitibanas e que Curitiba continue tendo o compromisso com a inovação”,
comentou.
Outros familiares do urbanista também compareceram ao evento: Clarita Naigeboren, Lea Heilborn e Júlio Lerner e também o responsável pela concessão do Parque das Pedreiras, agora Parque das Pedreiras Jaime Lerner, o empresário Helinho Pimentel.
O Memorial
O Memorial Jaime Lerner é composto por uma escultura em bronze, obra do artista Rafael Sartori, encomendada pelo prefeito Rafael Greca para homenagear o urbanista. O painel em relevo foi produzido no Ateliê de Esculturas do Memorial Paranista, novo complexo cultural da cidade, inaugurado em março, dedicado a João Turin.
A peça de aproximadamente 1,15 metro x 90 centímetros foi instalada na entrada da Ópera de Arame, e apresenta o rosto de Jaime Lerner como figura central e tem como pano de fundo elementos como a Ópera de Arame, o Jardim Botânico, o Teatro do Paiol e o Bondinho da Rua das Flores (ícones do urbanista), além de araucárias.
Outra homenagem ao urbanista foi feita pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC). A revista Espaço Urbano está com uma edição especial dedicada ao legado de Jaime Lerner, que foi um dos presidentes do IPPUC e onde iniciou sua trajetória de urbanista.