Ferry boat de Guaratuba terá nova balsa com capacidade para mais de 100 veículos

por Caroline Maltaca
com informações da AEN e supervisão de Rodrigo Sigmura
Publicado em 19 ago 2021, às 15h39.

Após se envolver em polêmicas na operação do ferry boat, a concessionária responsável pela operação que liga Guaratuba a Matinhos informou que irá fazer as adequações necessárias para atender os usuários, conforme as exigências contratuais. A primeira delas envolve a entrega de uma nova balsa com capacidade para mais de 100 veículos. A embarcação é uma das maiores da empresa, que já utiliza três ferry boats do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), que atendem até 60 veículos cada, e uma outra balsa com capacidade de 44 veículos.

De acordo com o Governo do Estado, o novo transporte passará por inspeção da Marinha do Brasil para emissão de certificados e posteriormente, com aprovação do DER/PR, será incorporada na travessia.

Melhorias

As edificações da área, incluindo a bilheteria secundária de Guaratuba, deverão ser revitalizadas nos próximos anos. Além disso, a bilheteria da Prainha, a lanchonete, o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), as instalações sanitárias, o fraldário e a área de convivência do lado de Guaratuba também vão passar por melhorias em até oito anos.

A empresa também será responsável por construir uma nova bilheteria principal em Guaratuba, um novo SAU na Prainha, e instalar sistema antiqueda de veículos nas embarcações do DER/PR, ainda no primeiro ano da concessão, com implantação de uma barreira flutuante para contenção de vazamento de óleo prevista para o segundo ano.

Todas as obras na área de concessão deverão ser aprovadas previamente pelo departamento, que também irá acompanhar o seu andamento.