Multa para quem não ativar o EstaR no estacionamento do Jardim Botânico começa nesta quarta-feira (09)

por Redação RIC.com.br
com informações da Prefeitura de Curitiba
Publicado em 9 fev 2021, às 21h18.

Agentes de trânsito começam nesta quarta-feira (10) a fiscalização da correta utilização das vagas do Estacionamento Regulamentado (EstaR) no novo espaço do Jardim Botânico, inaugurado na semana passada. Desta forma, quem não fizer a devida ativação dos créditos para uso da vaga pode ser multado.

São 225 vagas para veículos, incluindo as destinadas a pessoas com deficiência e idosos, e sete para ônibus de turismo. A área total do terreno é de 9,1 mil metros quadrados e permite o acesso ao Jardim Botânico pelo bosque.

Operado pela Urbs, o espaço tem vagas de EstaR que podem ser ativadas por aplicativo de celular pelo período máximo de duas horas. Conforme informado nas placas instaladas no local, o EstaR funciona durante todo o período de abertura do Jardim Botânico, das 6h às 20h, todos os dias da semana – inclusive nos feriados. Nestes primeiros dias, desde a inauguração do espaço, agentes de trânsito vinham fazendo somente orientações aos motoristas no local.

Multa

O EstaR eletrônico começou a ser usado em Curitiba em março do ano passado. Desde então, os curitibanos tiveram que substituir os talões de papel pela ativação do estacionamento via celular. No entanto, foi só a partir de 1º de dezembro de 2020, que passou a valer multa para quem estacionava nas vagas de EstaR sem ativar os créditos. Estacionamento irregular é infração de natureza grave, prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com multa no valor de R$ 195,23 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).