Londrina: primeira parte do projeto Rua Inteligente da Sergipe é entregue
A primeira parte do projeto Rua Inteligente da Sergipe foi entregue na manhã desta segunda-feira (27), em Londrina, norte do Paraná. Marcos Pontes, ministro da Ciência, Tecnologia e Informação, esteve presente na solenidade, que aconteceu no Museu de Arte de Londrina. A intenção do projeto é melhorar segurança, mobilidade urbana, conectividade e iluminação da rua, que é a principal via de varejo da cidade. São aproximadamente 400 lojas.
Diversos equipamentos foram instalados: cinco luminárias inteligentes com câmeras e wi-fi integrados; software de reconhecimento facial; dois semáforos com sistemas de inteligência artificial integrados e botões com recursos de acessibilidade; seis câmeras de reconhecimento de placas de veículos; um centro de comando e controle com videowall.
O projeto foi executado por meio de um Acordo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de Londrina, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (PTI). A iniciativa faz parte do Projeto Cidades Inteligentes, que também inclui os municípios de Petrolina (PE) e Foz do Iguaçu (PR). O investimento total é de R$ 4,7 milhões.
Calçadas, mobiliário e iluminação da rua passaram por reformas recentes. Foram instalados pisos táteis, luminárias e novos bancos. O investimento da prefeitura foi R$ 1.309.118,74.