Londrina lança aplicativo de atendimento da GM, Defesa Civil e Patrulha Maria da Penha

por Redação RIC.com.br
com informações do N.com
Publicado em 4 nov 2021, às 18h54.

A Prefeitura de Londrina, no norte do Paraná, lançou, nesta quinta-feira (4), o Aplicativo 153. Com a tecnologia, as pessoas poderão comunicar ocorrências da Guarda Municipal (GM), Defesa Civil e Patrulha Maria da Penha direto dos celulares. O objetivo da iniciativa é proporcionar mais segurança à população.

Entre as ferramentas disponíveis está o botão do pânico que poderá ser utilizado por todas as mulheres com medida protetiva em vigência.

“Até então tínhamos um botão do pânico físico. Quando uma mulher pedia a medida protetiva eu tinha que escolher aquela mulher que estava correndo mais risco para disponibilizar o dispositivo. Agora, estou tranquila em saber que todas as mulheres vítimas de violência, que têm medida protetiva de urgência, vão poder contar com esse aplicativo. Esse é um avanço muito grande, porque nós não vamos ter que selecionar qual é que está correndo maior risco. Eu pertenço à Coordenadoria Estadual de enfrentamento à violência doméstica e acompanho os demais municípios. E tenho orgulho, pois quando vou a esses lugares e vejo que eles estão pensando em implantar uma política pública, Londrina já saiu na frente.”

comenta a juíza titular do 2º Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, Zilda Romero.

Incidentes como situações de violência doméstica, invasão de prédios públicos, perturbação do sossego, roubo, tráfico de drogas, vandalismo, queda de árvores, alagamentos, danos estruturais, destelhamentos, enxurradas, inundações, óleo na pista, tremores de terra, erosões e deslizamentos também podem ser denunciadas.

O aplicativo já pode ser baixado através das plataformas IOS e Android. Depois de instalado, basta fazer o cadastro, utilizando documentos básicos, para ter acesso a todas as ferramentas. Qualquer pessoa pode utilizar a plataforma, mesmo aquelas que estão apenas de passagem por Londrina.