IPTU 2021 de Curitiba pode ser gerado através de aplicativo de celular

por Redação RIC.com.br
com Prefeitura de Curitiba
Publicado em 11 jan 2021, às 12h37.

O IPTU 2021 da capital pode ser gerado diretamente pelo Curitiba App, aplicativo do município. Para acessar o serviço basta ter em mãos o número da  inscrição imobiliária ou indicação fiscal. (Veja o passo a passo abaixo)

O IPTU Curitiba 2021 tem vencimento em 10 de fevereiro para pagamento à vista, com desconto de 4%. Ou pode ser parcelado em dez vezes, com vencimento entre 11 e 15 de cada mês.

Diferentemente de anos anteriores, em 2021, os contribuintes não receberão os carnês com todas as parcelas. Será enviado, até o fim de janeiro, uma carta com o boleto para pagamento à vista ou da primeira parcela.

Para quem resolver parcelar, será necessário emitir o documento de pagamento a partir da segunda parcela. Isso pode ser feito pela internet pelo endereço https://damiptu.curitiba.pr.gov.br/default.aspx, pelo Curitiba App ou nos núcleos da Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento que funcionam nas dez Ruas da Cidadania. O horário de atendimento é das 8 horas às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

Como usar Curitiba App para gerar IPTU

Para utilizar o Curitiba App para gerar o IPTU 2021, primeiramente, é necessário que o contribuinte faça um cadastro com senha. Na sequência, é preciso escolher a identificação do imóvel por meio da inscrição imobiliária ou indicação fiscal e acessar os dados.

Para impressão ou pagamento, o usuário pode salvar o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) em formato de PDF, imprimir ou copiar o código de barras. A DAM pode ser paga nos bancos conveniados na boca do caixa, nos caixas eletrônicos ou por meio do internet banking. É possível pagar por meio de cartão de débito ou crédito ou ainda colocar em débito automático.

Os bancos conveniados para pagamento são:

  • Caixa Econômica Federal
  • Bradesco
  • Banco do Brasil
  • Santander
  • Itaú/Unibanco
  • Sicredi
  • Sicoob
  • Mercantil

Vencimento

Para quem for parcelar o IPTU 2021, o vencimento ocorre entre os dias 11 e 15 de cada mês, de fevereiro a novembro.

As datas estão informadas no próprio boleto do IPTU e obedecem a seguinte ordem: para indicação fiscal com dígito verificador 1 e 2, a data de vencimento será dia 11 de cada mês. Dígitos 3 e 4 (dia 12); dígitos 5 e 6 (dia 13); dígitos 7 e 8 (dia 14); dígitos 9 e 0 (dia 15).

Para quem optou pelo débito automático, independente do dígito, a primeira parcela será paga em 19 de fevereiro e as demais todo dia 11. Quem quiser se cadastrar para pagar no débito automático precisa fazer a solicitação, diretamente em seu banco, nos canais de atendimento disponibilizados, 30 dias antes do vencimento da parcela (esse é o prazo que os bancos pedem para realizarem seus cadastros). O contribuinte pode fazer essa solicitação mesmo após pagar a(s) primeira(s) parcela(s).