Inscrições para professores temporários começam nesta quarta
As inscrições para o novo Processo Seletivo Simplificado (PSS) para a contratação de professores temporários para 2021 começam nesta quarta-feira (11), e vão até às 18h do dia 23 de novembro.
Em um primeiro momento, a previsão é que o edital abra 4 mil vagas com grande possibilidade de ampliação. As inscrições devem ser feitas aqui.
Professores temporários para 2021: veja o edital publicado
Conforme edital publicado pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, o processo seletivo terá novidades: será aplicada uma prova de conhecimento da área em que o candidato se inscrever e em que pretende dar aula.
Além disso, continua fazendo parte do processo seletivo a prova de títulos e o tempo de serviço – mesmos critérios utilizados em anos anteriores. Não haverá a prova de redação e banca, como originalmente planejado. A decisão pela não utilização desses formatos de avaliação foi tomada após amplo diálogo com os professores.
“Estamos aprimorando o processo de seleção dos profissionais da nossa rede, ao mesmo tempo em que mantemos a valorização dos profissionais que já contam com uma titulação e experiência e que compartilham de uma caminhada com a gente”, disse o secretário estadual da Educação e do Esporte, Renato Feder.
Para participar, os candidatos deverão pagar uma taxa de inscrição que varia de R$ 60 (para uma disciplina) a R$ 105 (para duas disciplinas).
Inscritos no CadÚnico (beneficiados por programas sociais do governo), doadores de sangue e de medula óssea, além de prestadores de serviço da Justiça Eleitoral (como mesários, por exemplo), têm isenção da taxa, mas a solicitação da taxa de isenção terminou na última sexta-feira (6).
Cada candidato pode se inscrever em apenas um Núcleo Regional de Educação (NRE), podendo optar por até dois municípios do núcleo. Na sequência, poderá escolher uma ou duas funções, disciplinas, áreas do conhecimento ou eixos da educação profissional.
Provas vão ser no dia 13 de dezembro
As provas do Processo Seletivo Simplificado (PSS) serão no dia 13 de dezembro nas cidades-sede dos Núcleos Regionais de Educação (NRE).
No dia da avaliação, serão adotadas normas rígidas de prevenção da Covid-19, seguindo protocolo da empresa que organiza a prova, além de determinações da Secretaria de Estado da Saúde.
Para facilitar as inscrições, o candidato deverá cadastrar seus documentos em ambiente virtual, que vai permitir anexar os títulos. Esses documentos vão representar até 40 pontos do processo de seleção, valendo diplomas de pós-graduação, como de especialização, mestrado ou doutorado.
A prova de títulos vai compreender também o tempo de serviço – cada ano de magistério vai contar três pontos, com máximo de 21 pontos (dentro dos 40 totais).
A quantidade de questões das provas vai depender da quantidade de disciplinas/eixos tecnológicos selecionados na inscrição. O tempo máximo para realização da prova também vai depender das opções selecionadas na inscrição.