Guarapuava decreta bandeira laranja e retira toque de recolher; veja medidas

Publicado em 31 jan 2022, às 10h24. Atualizado em: 16 mar 2022 às 13h59.

Com os casos de Covid-19 aumentando, a Prefeitura de Guarapuava decretou que a partir desta segunda-feira (31), o município passa a adotar bandeira laranja.

De acordo com o novo decreto, locais de festas, eventos sociais coletivos, atividades religiosas, congressos, convenções, assembleias, eventos esportivos, entre outros, terão limite de lotação de 70% na ocupação dos espaços destinados.

O Decreto Municipal impõe aos organizadores dos eventos citados que os frequentadores dos locais apresentem comprovante de vacinação ou o exame RT-PCR realizado, no máximo, 48 horas antes do evento. Outras medidas já conhecidas no combate a proliferação do vírus seguem em andamento, como uso de máscara, distanciamento social e o uso do álcool em gel e a higienização das mãos.

Medidas da Bandeira Laranja

  • Estabelecimentos destinados ao entretenimento ou a eventos culturais coletivos, tais como casas de shows, circos, teatros, museus e atividades correlatas,  permitido o consumo de alimentos e bebidas durante a realização do evento, evitar aglomeração. (devendo respeitar o toque de recolher)
  • Eventos esportivos com distanciamento físico mínimo de 1,5m entre os frequentadores, uso obrigatório de máscara pelos espectadores durante toda a realização do evento, evitar aglomeração.  (devendo respeitar o toque de recolher)
  • Estabelecimentos destinados a eventos sociais coletivos e atividades correlatas em espaços fechados, tais como casas de festas, de eventos e recepções, bem como parques infantis e temáticos, salões de festas e churrasqueiras de condomínios.  As pistas de dança poderão funcionar, desde que em área delimitada, sendo obrigatório o uso de máscaras, sendo proibido o consumo de bebidas e alimentos no espaço destinado para dança, evitar aglomeração. (devendo respeitar o toque de recolher)
  • Mostras comerciais, feiras de varejo, eventos técnicos, congressos, convenções, assembleias, entre outros eventos de interesse profissional, técnico e/ou científico. Colações de grau devem ocorrer obrigatoriamente no formato auditório, os frequentadores deverão estar acomodados em cadeiras, respeitando-se o espaçamento de 1 metro entre os assentos, evitar aglomeração.
  • Casas noturnas (baladas, salões de bailes e atividades correlatas), permitido o consumo de alimentos e bebidas durante a realização do evento; pistas de danças poderão funcionar, desde que em área delimitada, sendo obrigatório o uso de máscaras, sendo proibido o consumo de bebidas e alimentos no espaço destinado para dançar, evitar aglomeração. (devendo respeitar o toque de recolher)
  • Atividades religiosas em geral, limitação de 70% (setenta por cento) de ocupação da capacidade.

Toque de recolher revogado

Anteriormente, a Prefeitura de Guarapuava tinha estabelecido o toque de recolher das 2h às 6h. A medida foi revogada pelo executivo municipal.

Apesar do aumento de casos registrado no município nos últimos dias, a taxa de mortalidade permanece estável e média de ocupação dos leitos de UTI está em 25%.