Francisco Beltrão: moradores afetados com alagamentos em 2022 podem sacar o FGTS

Publicado em 27 jan 2023, às 10h42. Atualizado às 11h21.

Moradores de Francisco Beltrão, no Sudoeste do Paraná, que foram afetados pelos alagamentos ocorridos em outubro de 2022 podem realizar o Saque Calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), liberado pela Caixa Econômica Federal. De acordo com o município, 3.293 pessoas que foram cadastradas pela Defesa Civil podem ter acesso aos recursos com valor máximo de retirada de R$ 6.220,00. Veja as áreas contempladas no fim da matéria.

Os saques devem ser solicitados até segunda-feira, dia 30 de janeiro, somente por meio do Aplicativo FGTS. Para ter acesso ao valor, é necessário possuir saldo na conta e não ter realizado saque pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses. A solicitação é realizada pelo aplicativo FGTS, opção Meus Saques, no celular, sem a necessidade de comparecer a uma agência. Ao registrar a solicitação, é possível indicar uma conta da Caixa ou de outra instituição financeira para receber, sem nenhum custo

Moradores que tiverem dificuldades em acessar o aplicativo ou não possuam comprovante de residência, devem procurar o CRAS de seu Território. A Assistência Social dará todo o suporte para as pessoas que comprovadamente tem direito aos recursos consigam o saque.

Na época dos alagamento toda a estrutura da prefeitura, da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros realizaram o mapeamento das regiões e ruas atingidas. Também foi realizado o cadastramento das famílias que tiveram perdas, além da decretação de Situação de Emergência. Com base neste levantamento, foi definido quem tem direito ao saque.

Como sacar

  • Realizar o download do app FGTS e inserir as informações de cadastro; ir na opção “Meus saques” e selecionar “Outras situações de saque — Calamidade pública” — acessar a cidade;
  • Encaminhar os seguintes documentos: foto de documento de identidade, comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade;
  • Selecionar a opção para creditar o valor em conta CAIXA, inclusive a Poupança Digital CAIXA Tem, ou outro banco e enviar a solicitação;
  • O prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso aprovado o saque, é de cinco dias úteis.
  • Informações sobre a documentação:
  • Carteira de Identidade — também são aceitos carteira de habilitação e passaporte;
  • Comprovante de residência em nome do trabalhador: conta de luz, água ou outro documento recebido via correio, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade.
  • Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável, caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou companheiro(a).
  • Para mais informações, os trabalhadores podem acessar o site da CAIXA ou entrar em contato com a CAIXA pelo Fale Conosco 0800-726 0207.

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