FOTOS: Veja como foram os desfiles de 7 de Setembro pelo Paraná

Publicado em 7 set 2022, às 13h17.

Nesta quarta-feira (7), feriado de 7 de Setembro e comemoração dos 200 anos da Independência do Brasil, várias cidades paranaenses realizaram desfiles cívico-militares. Em alguns municípios, os eventos foram cancelados, tanto por conta das condições climáticas quanto pelo período eleitoral.

Em Curitiba, o desfile foi mantido, realizado na Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico. A solenidade contou com a presença de cerca de 3 mil integrantes das forças armadas e de outras instituições da capital, que passaram pela avenida a partir das 9h. Veja algumas fotos do evento:

Londrina

Em Londrina e Arapongas, as prefeituras cancelaram os eventos por causa das fortes chuvas que atingem a região. Já a Prefeitura de Rolândia transferiu o desfile para o próximo domingo (11). Em Londrina, mesmo com o cancelamento, algumas pessoas já haviam se deslocado até a Avenida Leste Oeste e uma pequena celebração foi realizada com os presentes. Confira:

Maringá

Em Maringá, o desfile de 7 de setembro foi cancelado, segundo a Prefeitura, “por questões de segurança, devido ao período eleitoral”.

Outras cidades da região também não terão o tradicional desfile de 7 de setembro. Em Marialva, todos os anos é realizada uma corrida pedestre e, antes da largada, o hasteamento da bandeira. O desfile acontece apenas em 14 de novembro, no aniversário da cidade.

Sarandi, Paiçandu e Mandaguaçu também não terão desfile de 7 de setembro. Hasteamento da bandeira e atos cívicos nas prefeituras ou câmaras municipais marcarão as comemorações da data.

Toledo

Em Toledo, a comemoração foi realizada no Lago Municipal e contou com a participação de pessoas de várias idades. Quatro fanfarras conduziram o desfile, que também comemorou os 70 anos da cidade. Participam do evento viaturas das forças de segurança, instituições de ensino, associações culturais e desportivas, projetos sociais e clubes.

Foz do Iguaçu

Uma grande estrutura foi montada entre as Avenidas Pedro Basso e José Maria de Brito, para receber a comunidade da tríplice fronteira, para o Desfile Cívico-Militar, na cidade de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná. Participaram do evento 29 unidades de ensino da rede municipal, entre escolas e Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil), 30 colégios particulares e do Estado, além de duas instituições do país vizinho, Paraguai.

O ponto alto do evento ficou por conta dos grupos de escoteiros, Corpo de Bombeiros e Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) . Para fechar com chave de ouro, grupos de motociclistas e clubes de carros antigos colocaram suas “máquinas” de duas e quatro rodas na avenida.