Falta de chuva e altas temperaturas colocam cidades do Paraná em estado de alerta
A falta de chuva aliada às altas temperaturas e o aumento do consumo de água no Oeste e Sudoeste acendeu um alerta para crise hídrica.
Neste sábado (18), a Companhia de Saneamento do Paraná informou que os municípios de Honório Serpa e São Jorge d’Oeste estão com os reservatórios abaixo do nível, e se não houver um uso consciente da população pode afetar o abastecimento nos próximos dias.
No Sudoeste, a situação já é considerada crítica. Além de Santo Antônio do Sudoeste e Pranchita, que estão em rodízio, e de Dois Vizinhos, que passa a ter o fornecimento de água de forma escalonada a partir de sexta-feira (17), outras cidades entraram em alerta. Salto do Lontra, Salgado Filho, Capanema e Planalto apresentam queda acentuada na vazão dos mananciais e aumento no volume de água consumida.
Mesmo sem riscos imediatos para com o fornecimento de água, em Capanema, Planalto, Salgado Filho e Nova Prata do Iguaçu também estão em alerta. Os rios que abastecem essas cidades: Siemens, Tamanduá, Santa Cruz e Cotegipe também tiveram redução média de 40% no volume de água. Nos demais sistemas da regional de Francisco Beltrão, poços e rios apresentam queda de 20 a 30% na vazão.
Em nota, a Sanepar pede para que a população faça uso racional da água.
“No momento, é imprescindível que todos colaborem, adotando o uso racional da água. A orientação é para que a água tratada seja priorizada para alimentação e higiene pessoal. As limpezas mais pesadas, como lavagem de carros, calçadas e fachadas, devem ser adiadas até que a situação se normalize. Reutilize a água da lavagem e enxágue de roupas. Reduza o tempo no banho. Ensaboe a louça, faça a barba e escove os dentes sempre com a torneira fechada. Verifique torneiras pingando e vazamentos em seu imóvel.”
Nota Sanepar