Exposição em Londrina mostra peças feitas a partir de materiais descartados pela construção civil

por Redação RIC.com.br
com informações Central Press
Publicado em 20 out 2020, às 18h48.

Uma exposição em Londrina, no norte do Paraná, mostra como a palavra reinventar tornou-se quase uma ordem na atualidade, especialmente no contexto da sustentabilidade. O “Obra & Arte” é um grande exemplo de como o design sustentável pode ser incorporado no cotidiano. A prova disto pode ser conferida em uma exposição no showroom da A.Yoshii, a partir do dia 20 de outubro.

Por meio de um trabalho colaborativo entre profissionais do Coletivo ÔDA e colaboradores da construtora, materiais que comumente são descartados pela construção civil, como tubos de PVC, vergalhões de aço e madeirite, se transformam em peças de mobiliário e decoração, como sofás, poltronas, pendentes, luminárias e mesas, criadas no projeto-piloto em Curitiba (PR), no ano passado.

Ao todo, 12 colaboradores voluntários da construtora, entre carpinteiro, pedreiro, pintor e encanador participaram das oficinas ministrados por profissionais de design, arquitetura e artes de Curitiba e São Paulo, que integram o Coletivo ÔDA. 

“Nosso desejo é despertar a criatividade inerente a todos nós, mas que precisa ser estimulada, trazida à tona. O Obra & Arte proporciona um novo olhar dos colaboradores para o resíduo, impactando na questão da sustentabilidade e revelando um potencial criativo em cada um deles. Ao poder criar suas peças, eles terão um cuidado diferente com esses resíduos, enxergando-os inclusive, como algo possível de valor”, comenta a curadora de design e coordenadora do projeto, Ticiana Martinez, do Coletivo ÔDA. 

Além da exposição, algumas peças do Obra & Arte também dão um toque especial nos apartamentos decorados nos showrooms da A.Yoshii em Londrina, Curitiba, Campinas e Maringá.

Oficinas

O Obra & Arte chega à segunda edição e as oficinas foram adaptadas pela pandemia da Covid-19. “Estamos tomando todas as medidas de segurança para dar continuidade à experiência transformadora que tivemos em Curitiba e que deixou o público admirado com peças diferenciadas”, diz a presidente do Instituto A.Yoshii, Simoni Bianchi. 

Em Londrina, serão realizadas três oficinas nos dias 24 de outubro, 21 de novembro e 05 de dezembro, com 15 colaboradores. Os principais resíduos a serem trabalhados são: vergalhões em aço, madeirite e tubos e conexões de PVC. 

As oficinas contarão também com o olhar apurado do designer Alberh Diego. Os colaboradores e profissionais irão se reunir em um espaço do Grupo A.Yoshii, onde são realizadas diversas atividades como o projeto Criando Arte, cuja proposta é capacitar mulheres de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social, com oficinas de artesanato sustentável

  • Serviço – Av. Madre Leônia Milito, 1800 – Gleba Palhano.

Receba as melhores notícias de Londrina e região pelo Whatsapp. Faça parte do grupo!