Estrada da Graciosa ficará fechada para turistas até 03 de janeiro

Publicado em 29 dez 2020, às 15h00. Atualizado às 15h02.

A circulação de veículos na Estrada da Graciosa, sentido Quatro Barras ao Litoral, estará restringida entre os dias 30 de dezembro de 2020 e 03 de janeiro de 2021, das 09 horas às 16 horas. Durante esse período, poderão trafegar no trecho entre o Portal da Graciosa até o Trevo São João da Graciosa apenas veículos autorizados pela resolução estadual. 

De acordo com o governo, o objetivo é evitar as aglomerações costumeiras na descida da serra, na beira dos rios, principalmente, às margens dos rios São João e Nhundiaquara. 

“A medida vai nos auxiliar a diminuir a utilização da estrada, que por vezes pode ser um ponto de concentração de pessoas. Sabemos que muitas famílias, grupos de amigos descem ao Litoral juntos pela Graciosa e param em pontos da estrada para fazer churrasco ou confraternizar. Com essa medida temporária, evitamos a possibilidade de circulação do vírus também, em razão de eventuais aglomerações que o ponto turístico nos oferece. Precisamos da colaboração de todos, afinal estamos numa pandemia. Quem descer ao Litoral, que faça por outros caminhos neste momento”, esclareceu o Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Ainda conforme o governo, uma análise da Defesa Civil sobre as atuais condições climáticas também foi levada em consideração para o bloqueio. Isso porque ela apontou a possibilidades de chuvas intensas para a região. O que pode resultar em enxurradas, e alagamentos, tornando o trânsito perigoso na via.

Quem pode trafegar 

A medida não se aplica para veículos de emergência e de moradores dos municípios de Quatro Barras, Morretes, Antonina e Guaraqueçaba. Além disso, será permitida a passagem de veículos de entregas para moradores dos municípios da região, os quais deverão comprovar essas situações.