Erro ao transferir o dinheiro do auxílio emergencial, o que fazer?

Publicado em 5 maio 2020, às 00h00.

O auxílio-emergencial de R$ 600, pago pelo governo a trabalhadores informais e autônomos, entrou para os planos orçamentários de quem recebe. Cada um resolveu utilizar o dinheiro da forma que mais precisa no momento, mas muita gente tem enfrentado problemas na hora da transferência do valor para outra conta.

Algumas das principais reclamações são em relação a erros no aplicativo ‘Caixa Tem’ e também o medo de que a inconsistência no sistema possa afetar uma transferência, por exemplo. Apesar disso, a Caixa orienta que as pessoas devem continuar tentando e que tem feito melhorias constantes.

Como funciona o app Caixa Tem para o auxílio emergencial?

O app “Caixa Tem” é usado por quem não tem conta em banco ou que não informou uma conta para o depósito do auxílio emergencial. Com isso, foi criada automaticamente uma poupança social virtual.

Nesta conta é possível fazer transferências bancárias (TED ou DOC) de até R$ 600 de graça, pelos próximos 90 dias. Além disso, o próprio aplicativo também permite que as pessoas paguem boletos e contas de consumo, como luz, água e gás. Como o uso tem sido expressivo, ele pode apresentar problemas em alguns horários do dia.

Transferências bancárias do auxílio emergencial para outras contas

A transferência do valor recebido pelo auxílio emergencial pode ser feita a qualquer momento desde quando os R$ 600 estiverem em conta. Isso vale tanto quem informou uma conta bancária que já possuía como também para aqueles que optaram pela poupança social virtual gratuita

Segundo a Caixa, na hora de fazer a transferência é importante cuidar com os dados que são colocados, para não informar dados inconsistentes. No caso de um erro na transferência se repetir muitas vezes, a orientação é tentar informação pela Central 111 da Caixa. Pelo telefone, os atendentes apenas vão orientar. Caso não resolva, a pessoa deve procurar uma agência