Conselho Tutelar acompanha adolescentes encontrados em tabacarias de Cascavel

por Julia Cappeletto
com informações da Kamila Rorato, da RICtv
Publicado em 25 abr 2022, às 17h18.

O Conselho Tutelar de Cascavel, no oeste do Paraná, está acompanhando as famílias dos 33 adolescentes encontrados em tabacarias da cidade na noite de sexta-feira (22). Alguns dos menores de 18 anos não tinham responsáveis para buscá-los na delegacia. 

Depois de encaminhados ao batalhão de polícia, os adolescentes foram liberados somente com a presença dos pais ou responsáveis. Segundo a equipe que atendeu a ocorrência, alguns dos jovens afirmaram não terem adultos responsáveis a quem pudessem ligar.

Diante do encaminhamento por situação de risco e vulnerabilidade, já que os adolescentes estavam em locais com venda de bebidas alcoólicas e tabaco, o Conselho Tutelar vai começar a acompanhar as famílias para verificar as condições de vida e possíveis outras violações de necessidades básicas, como saúde e educação

O caso

De acordo com a Polícia Militar (PM), em um dos estabelecimentos foram encontrados três adolescentes consumindo tabaco. A gerente do local foi presa em flagrante, já que infringiu o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). 

Na quarta tabacaria fiscalizada, foram encontrados 29 adolescentes ingerindo bebidas alcoólicas e usando tabaco. Uma menina de 15 anos foi apreendida por tráfico de drogas, uma vez que estava com porções de maconha e cocaína. 

Os estabelecimentos vistoriados estão passando por uma avaliação de alvará para analisar as regras vigentes para entrada de menores de 18 anos. Em alguns lugares é permitida a entrada de adolescentes de 16 anos ou menores acompanhados dos pais. Por isso, essas tabacarias continuam funcionando normalmente até que alguma medida seja tomada.

Registrou um flagrante? Mande pro WhatsApp do RIC Mais clicando aqui e faça o portal com a gente!