Assim como qualquer processo seletivo, passar no vestibular é uma das coisas que demanda muito trabalho e dedicação. Confira abaixo seis dicas valiosas para estudar e mandar bem em qualquer vestibular:

1 – Inicie os estudos no começo do ano
Uma das primeiras dicas para se dar bem em um vestibular é começar o estudo no início do ano letivo. “A pessoa que deixa para a última hora, ou seja, começar o estudo em meados de agosto, por exemplo, não vai conseguir estudar 20 horas ao dia para dar conta de todo o conteúdo”, aponta a editora do site www.sobrevestibular.com.

2 – Comece pelas matérias mais fáceis
A editora também comenta que o melhor é iniciar o estudo com matérias que se tenha mais facilidade. “Foque o início dos estudos nos conteúdos mais fáceis e os que sejam mais complicados para praticar posteriormente. Quando se consegue assimilar o conteúdo que já tem uma boa noção, é o momento de passar para o restante” ´

3 – Cursinhos são uma boa opção
Os cursinhos preparatórios são aconselháveis para uma aprovação. Se você não consegue estudar sozinho, o ideal é começar desde o primeiro mês do ano. Para aqueles que têm facilidade em estudar sem ajuda de um cursinho o ano todo, pode se ter em intensivos uma ajuda boa para memorização dos assuntos

4 – Crie uma rotina
“Desenvolva um esquema de estudo que se adeque ao seu perfil. Leia, faça resumos, resolva os exercícios, tudo que possa ajudar na qualidade do seu estudo. Uma boa dica é reproduzir a matéria em questão com as próprias palavras para assimilar bem o conteúdo”, indica a editora.

5 – Mantenha-se bem informado
O estudante deve ter a noção que deve aproveitar todos os tipos dos meios de informação jornais, blogs, revistas, tudo para se manter atualizado, pois muito do que vemos em nosso dia a dia caem nos vestibulares.

6 – Comece a prova pelas matérias mais fáceis e fique tranquilo
“A prova deve ser iniciada pelas matérias que já tem mais facilidade. O teste bem feito também vai exigir, além de todo conhecimento, um preparo correto em termos psicológicos. Ficar tranquilo no momento da prova vai ajudar a não passar pelo famoso branco “