Como evitar o mosquito da dengue no jardim; veja dicas

por Lucas Novak
com supervisão de Guilherme Fortunato
Publicado em 29 fev 2024, às 18h50.

Com os casos de dengue atingindo mais de 715 mil só neste começo de ano no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, é importante a população tomar medidas para proteger não apenas a si mesmos mas a saúde coletiva e evitar o mosquito e a propagação da doença.

Com esse intuito, Eliana Martins, jardineira do GetNinjas, oferece 10 dicas fáceis para combater o mosquito Aedes aegypti sem comprometer o jardim.

Limpeza Regular

A limpeza de calhas, caixas d’água, piscinas e outros recipientes que possam acumular água é de extrema importância para não acumular água parada. Do mesmo modo, não acumular entulho no quintal. Restos de materiais de construção são focos para a reprodução do mosquito.

A água sanitária é uma aliada para evitar o mosquito. Uma colher de café para cada litro de água para preencher os locais onde acumula água é uma opção.

Cuidado com vasos e ralos

Para não acumular água, utilize vasos com pratos embutidos. Além disso, atenção especial a vasos pendentes é fundamental, pois podem acumular água não visível.

Do mesmo modo, pode ser bom colocar areia fina até a borda do pratinho e regar, no mínimo, duas vezes por semana.

Manter sempre os ralos fechados ou telados para evitar a proliferação do mosquito.

Plantas Repelentes

Espécies como citronela e lavanda repelem o mosquito da dengue. A citronela mascara odores atrativos, enquanto a lavanda possui aroma desagradável aos mosquitos.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.