Cerca de 126 mil unidades estão com falta de energia no Oeste e Sudoeste do Paraná

Publicado em 14 out 2021, às 11h48. Atualizado às 17h37.

O temporal que atingiu o Paraná desde o início na madrugada desta quinta-feira (14) provocou grandes estragos na rede elétrica nas regiões Oeste, Sudoeste e Noroeste. Foram identificados muitos pontos com árvores sobre as redes, cabos rompidos e entre Toledo e Marechal Cândido Rondon, pelo menos duas torres de geração particular caíram sobre a rede da Copel. Além disso, nove torres da linha de Transmissão Assis/Umuarama (138kV) foram ao chão.

Segundo a Copel, as torres que foram derrubadas ficam entre Jesuítas e Carajás, próximo a Assis Chateaubriand, no Oeste paranaense. A reconstrução será importante para a recomposição do sistema de alta tensão e para garantir a flexibilidade de operação do sistema. As torres que foram danificadas, entregam energia a três subestações, que estão sendo abastecidas por outras fontes, ou seja, a queda das torres não está causando diretamente falta de luz aos consumidores.

Alguns municípios tiveram o fornecimento de energia quase totalmente interrompido. Confira a lista:

  • Formosa do Oeste
  • Tupassi
  • São José das Palmeiras
  • Diamante do Oeste
  • Entre Rios do Oeste
  • Diamante do Sul
  • Boa Vista da Aparecida
  • Terra Roxa
  • Vera Cruz do Oeste
  • Pérola do Oeste
  • Cruzeiro do Iguaçu
  • Guaíra
  • Bela Vista da Caroba
  • Jesuítas
  • Ibema
  • Guaraniaçu
  • Ramilândia
  • São Pedro do Iguaçu
  • Planalto

Em nota, a Copel informou que as equipes de Manutenção e Emergência estão trabalhando desde a madrugada para restabelecer o fornecimento a todos o mais rapidamente possível. Até o fim do dia, em Cascavel, 5.100 residências continuavam sem energia elétrica.

Todas as equipes disponíveis na região foram mobilizadas e equipes de outras regiões do Estado estão em deslocamento para auxiliar na recomposição do fornecimento, o que deve se estender nos próximos dias.

Falta de Luz?

A falta de luz pode ser comunicada pelo site e aplicativo, pelo telefone 0800 51 00 116 e pelo WhatsApp 41 3013-8973. Há ainda a opção de enviar uma mensagem de texto (SMS) para o número 28593, com as letras “SL” e o número da unidade consumidora.