Cascavel e Foz retomam acolhimento de moradores de rua durante onda de frio

por Redação RIC.com.br
com informações da Prefeitura de Cascavel e Foz do Iguaçu
Publicado em 16 maio 2022, às 18h43.

A Prefeitura de Cascavel, no oeste do Paraná, vai retomar o serviço de acolhimento a moradores em situação de rua durante a onda de frio prevista para acontecer na cidade. A ação começa nesta segunda-feira (16), às 19h, no Ginásio de Esportes do Centro de Referência de Assistência Social (Creas)

De acordo com a prefeitura, ao todo, serão disponibilizados 50 colchões e alimentação, servida no Centro Pop, para pessoas em situação de vulnerabilidade social. O serviço estará disponível durante esta semana, sendo que a continuidade ainda será avaliada. 

Os animais de estimação da população em situação de rua também poderão ser acolhidos, já que o espaço também contará com casinhas. O Ginásio está localizado na Rua Luciano Corrêa de Siqueira, número 224, no bairro Coqueiral. 

Conforme a Assistência Social, o Serviço de Abordagem passará pelas ruas da cidade oferecendo o serviço de acolhimento contra o frio. Além disso, qualquer cascavelense também pode acionar, por meio do número (45) 98431-6376, a equipe de abordagem ao se deparar com pessoas em situação de vulnerabilidade, passando frio. 

Já em Foz do Iguaçu, também no oeste do estado, a prefeitura ampliou o número de vagas nas casas de passagem para pessoas em situação de rua, acolhidas durante o frio. 

De acordo com a secretaria de Assistência Social, o reforço tem o objetivo de aumentar a capacidade total dos três espaços que existem no município, que atualmente contam com 140 vagas. O serviço de abordagem social funciona 24h para oferecer abrigo e atender aos interessados. 

O secretário da pasta, Elias de Souza, explica que apesar da disponibilidade do serviço, a pessoa em situação de rua não pode ser obrigada a aceitar o acolhimento. 

“Não realizamos um serviço compulsório, entretanto, a pessoa que aceitar o acolhimento poderá ter uma noite mais segura, cômoda e aconchegante, pois, além de um local para dormir, ele pode ainda tomar banho e se alimentar”, 

frisa o secretário. 

A Casa de Passagem I – Mão Amiga, localizada no Jardim São Paulo, atende idosos, famílias ou mulheres com crianças. A Casa de Passagem II, no Porto Belo, atende somente o público masculino e a Casa de Passagem III – Albergue Noturno Lar Esperança, no Jardim América, atende homens e mulheres, com prioridade de vagas para imigrantes e refugiados.

Para contatar o serviço de abordagem social, caso veja alguma situação de risco envolvendo pessoas em situação de vulnerabilidade, basta ligar para 08000 45 14 07.