Bolsa família cancelado: veja o que fazer
O Bolsa Família é um dos mais importantes programas do Governo Federal. Destinado a milhões de famílias do país, o benefício visa aumentar a renda dos mais de 13 milhões de famílias beneficiadas para que tenham acesso à alimentação, saúde e lazer. Para saber a data do pagamento de quem já tem o direito, o ideal é consultar o Calendário Bolsa Família. Se isso não acontecer, você pode ter sido cortado do programa.
Nesta hora, é necessário saber o que aconteceu e se alguma regra foi descumprida. Famílias que passam a receber mais do que o teto, por exemplo, podem ter o benefício cortado imediatamente. O ideal, no entanto, é se informar a respeito dos motivos e verificar se houve algum erro para que haja reversão.
As regras para constar no calendário Bolsa Família
De acordo com a Caixa Econômica Federal, para participar do programa são necessários alguns requisitos. Veja abaixo se você pode solicitar o benefício.
- A família deve ser incluída no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal. Isso deve ser feito por cada prefeitura de onde a família reside.
- As famílias são, então, selecionadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social.
- Se houver gestantes na família solicitante, elas devem comparecer às consultas de pré-natal nas datas do calendário criado pelo Ministério da Saúde.
- Se houver mães que amamentam, elas devem participar de atividades e orientações proporcionadas pelo Ministério da Saúde sobre amamentação e alimentação saudável.
- As famílias devem, obrigatoriamente, manter a carteira de vacinação das crianças de 0 a 7 anos em dia.
- Mulheres de 14 a 44 anos devem fazer acompanhamento de saúde corretamente.
- Crianças e adolescentes de 6 a 15 anos devem ter 85% de presença nas escolas.
- Adolescentes de 16 e 17 anos devem garantir 75% de frequência nas escolas.
Se você ainda não sabe se foi aprovado para participar do programa, pode consultar aqui a lista de famílias beneficiárias ou, se preferir, compareça à prefeitura da sua cidade.
Bolsa família cancelado
Existem diversas causa do cancelamento do Bolsa Família. Caso aconteça de seu dinheiro ser suspenso ou bloqueado, o ideal é comparecer ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) ou na prefeitura da sua cidade. Assim você consegue se informar sobre o que aconteceu para a pausa no benefício e, se possível, ver como a decisão pode ser revertida.
Também é indicado sempre ler as mensagens no extrato, pois ele mostra a situação e como se dará o recebimento do benefício no calendário Bolsa Família.