Suspeita de contaminação deixa 900 mil pessoas sem água em Curitiba e SJP
Na noite desta segunda-feira (14), a Sanepar identificou uma anomalia na água do Canal de Água Limpa que serve de captação para a Estação de Tratamento de Água (ETA), a maior da região metropolitana da capital. Devido ao problema, o abastecimento de água em diversos bairros de Curitiba e São José dos Pinhais precisou ser suspenso.
Primeiramente, a Sanepar informou que a anormalidade havia sido detectada no rio Iguaçu. No entanto, durante a tarde desta terça-feira (15), o Instituto Água e Terra (IAT) emitiu uma nota informando que a “possível contaminação” ocorre, na verdade, no rio Pequeno.
Ainda conforme o órgão, uma equipe do IAT e agentes do Batalhão de Polícia Ambiental/ Força Verde estão no local tentando identificar a possível fonte de contágio. Veja a nota na íntegra:
“O Instituto Água e Terra (IAT) informa que foi acionado pela Sanepar sobre uma possível contaminação no Rio Pequeno e enviou imediatamente uma equipe técnica para percorrer o local e descobrir a origem da espuma que se forma no rio.
O problema pode ser decorrente de diversos fatores, como por exemplo o aumento das chuvas na região ou lançamento de efluentes em desacordo com a legislação ambiental. Sendo assim, a equipe técnica visitará as empresas e outras instaladas na bacia para averiguar a fonte da poluição.
O órgão informa ainda que a equipe do IAT, composta por amostradores e agentes fiscais, com a ajuda do Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde, estão fazendo os levantamentos do ocorrido para que o problema seja resolvido o mais breve possível.“
Veja os bairros que devem ficar sem água em Curitiba e São José dos Pinhais
Com a suspensão do fornecimento, a Sanepar impediu que houvesse queda na qualidade da água distribuída.
Ainda de acordo com a Sanepar, são realizados testes de qualidade nas ETAS a cada meia hora, e estes identificaram elevada turbidez com índices de qualidade abaixo do padrão adotado.
Os bairros afetados em Curitiba são:
- Água Verde
- Guaíra
- Parolin
- Prado Velho
- Rebouças
- Fanny
- Boqueirão
- Capão Raso
- CIC
- Fazendinha
- Hauer
- Lindoia
- Novo Mundo
- Pinheirinho
- Portão
- Santa Quitéria
- Seminário
- Vila Izabel
- Xaxim
- Fazendinha
- Cabral
- Juvevê
- Hugo Lange
- Alto da Glória
- Centro
- Jardim Social
- Bacacheri
- Alto da XV
- Batel
- Cajuru
- Uberaba
- Bigorrilho
- Campo Siqueira
- Vila Izabel
- Barrerinha
- Ahú
- Boa Vista
- São Lourenço
- Abranches
- Bom Retiro
- Mercês
- Pilarzinho
- São Francisco
- São Lourenço
- Vista Alegre
- Cascatinha
- São João
- Centro Cívico.
Em São José dos Pinhais, os bairros afetados são:
- Guatupê
- Jardim Ipê
- Cidade Jardim
- Jardim Cristal
- Ipê
- Academia
Por fim, a Sanepar informou que está trabalhando para regularizar a situação no menor espaço de tempo possível, mas ainda não há previsão para normalização.