Alô, boa idade! Veja as atividades programadas pelo Sesc-PR para o Mês do Idoso
Desde 1991, em 1ª de outubro é celebrado o Dia Internacional do Idoso. Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data foi criada com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre o envelhecimento – que não deve ser contado pela idade, mas sim, pela qualidade de vida e pelas experiências ganhada ao longo dos anos.
Organizando uma programação especial em comemoração a esta data, o Sesc Paraná planejou um mês repleto de atividades para as pessoas da boa idade. Em formato híbrido, ou seja, com atividades tanto presenciais, quanto remotas, a instituição conta com um cronograma de oficinas, palestras, bate-papos, rodas de conversa, contação de histórias, gincanas, atividades esportivas, apresentações artísticas, entre outras atividades gratuitas.
“A pandemia trouxe novos desafios para o Trabalho Social com Idosos. Por fazerem parte do grupo de risco, as atividades presenciais foram paralisadas. As nossas equipes das unidades de todo o estado buscaram novas formas de conexão, com encontros virtuais, com o grupo de voluntários, entre outras abordagens para manter esse vínculo. Com o avanço da vacinação e, por consequência, a diminuição das taxas de transmissão no nosso estado e país, podemos vislumbrar a retomada gradual dessas atividades e o Mês do Idoso vem neste momento”,
reforçou Emerson Sextos, diretor regional do Sesc-PR.
Programação online
A palestra “Bem-estar e qualidade de vida ao envelhecer”, com o médico geriatra e professor de Medicina da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Marcos Cabrera, abre as ações do Mês do Idoso nesta sexta-feira (1º), a partir das 14h, com transmitida ao vivo pelo canal do Sesc PR no YouTube.
Dentro da programação online também será realizada uma palestra no dia 18 de outubro, às 15h, “Longevidade: Desafios e Possibilidades”, com a psicóloga Vera Lucia do Amaral. Com especialização em Gestão de Pessoas e Mestrado em Educação, a palestrante tem várias formações na área organizacional, clínica e educacional e é analista de Recursos Humanos do Sesc PR.
“Ainda em tempos de Pandemia, falar de longevidade é falar de desigualdade social, do que é ser velho em nosso país, como é envelhecer e como podemos promover um envelhecimento ativo e uma melhor qualidade de vida”,
resume Vera Lucia do Amaral.
No dia 22 de outubro a programação do Mês do Idoso encerra com a live musical de Tony Mathias. Criadores do projeto “Viva a Maturidade”, atuam há mais de 25 anos promovendo shows para o público 60+.