Vídeo: Advogados de Cascavel queimam livros em ato contra o STF

Publicado em 5 dez 2022, às 10h45.

Advogados da cidade de Cascavel, no oeste do Paraná, registraram em vídeo uma cena em que aparecem queimando livros, que seriam o Código Penal Especial. As imagens estão sendo compartilhadas por centenas de pessoas, que estão questionando a atitude dos profissionais.

O ato foi realizado em frente à subseção de Cascavel, da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). A manifestação aconteceu na tarde de sexta-feira (2), em repúdio ao que eles consideram desmandos do STF (Supremo Tribunal Federal) e TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

(Reprodução redes sociais)

Por meio de nota, a Subseção de Cascavel da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) informou que o ato é isolado e aconteceu na parte externa da estrutura da OAB. Veja a nota na íntegra:

A Subseção de Cascavel da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) vem a público informar que a manifestação realizada nesta sexta-feira (2), em frente à sua Sede, foi de iniciativa não oficial e alheia à sua programação. O ato, isolado, foi realizado na parte externa da estrutura da OAB, portanto, em ambiente público. Quaisquer desdobramentos futuros sobre a ação são de inteira responsabilidade de seus idealizadores e/ou participantes.

(Ato em frente a subseção de Cascavel | foto: divulgação)

A ANACRIM (Associação Nacional da Advocacia Criminal) Paraná, utilizou as redes sociais para expressar repúdio ao ato. “A ANACRIM Paraná expressa seu repúdio e discordância ao ato antidemocrático praticado por alguns advogados em frente à Subseção da OAB de Cascavel. A defesa da democracia é um dos pilares institucionais da associação, motivo pelo qual atos como esses merecem ser combatidos e repudiados.”