Abre e fecha na Fronteira: atrativos turísticos vão funcionar com horários ampliados

Publicado em 23 dez 2021, às 11h48. Atualizado às 11h57.

Os atrativos turísticos de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná vão funcionar com horários ampliados durante o fim do ano.

O Parque Nacional do Iguaçu terá horário ampliado neste período de férias. A partir do dia 25 de dezembro, o parque abrirá todos os dias, inclusive às segundas-feiras, das 8h às 16h. A programação ampliada seguirá até o dia 31 de janeiro de 2022.

O Marco das 3 Fronteiras, vai abrir ampliar o horário a partir de segunda-feira, 27, todos os dias, das 14h às 21h, até o final de janeiro de 2022. O atrativo também terá horário de atendimento especial na véspera do Natal e do ano-novo. Nesses dois dias, o restaurante Cabeza de Vaca não atenderá e o Marco abrirá das 14h às 18h. Já nos feriados, 25 de dezembro e 1º de janeiro, o Marco das 3 Fronteiras funcionará normalmente, das 14h às 21h.

A Itaipu Binacional já ampliou o horário de visitação desde início de dezembro. O passeio panorâmico está aberto todos os dias das 8h30 às 17h. O refúgio biológico Bela Vista estará aberto todos os dias até 16 de janeiro – normalmente fecha às segundas-feiras para manutenção, o que não vai ocorrer neste final de ano.

No serviço municipal, a Secretaria da Saúde divulgou os horários de atendimento à população. As 29 unidades básicas de saúde funcionarão em sistema de escala, fechando apenas nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro de 2022. Para os moradores que precisam receber a vacina contra a Covid-19, a orientação é buscar a unidade no período da manhã.

Veja como ficam os horários de funcionamento dos serviços municipais:

Urgência e Emergência

Os serviços de urgência e emergência prestados pelas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) João Samek, no Jardim das Palmeiras e Dr Walter Cavalcante Barbosa, no Morumbi, funcionam de forma ininterrupta durante todo o final de ano, assim como a Unidade de Saúde 24 Horas Padre Ítalo Paternoster, no Porto Meira, SAMU, SIATE e Hospital Municipal Padre Germano Lauck. 

Sede administrativa e programas

A sede da Secretaria da Saúde, na Avenida Brasil, o Centro de Controle de Zoonoses, a Vigilância em Saúde, a coordenação dos Programas IST Aids e Hepatites Virais, Controle de Tuberculose e Hanseníase, o Setor de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) e o Programa Municipal de Obesidade Mórbida funcionarão das 8h às 14h entre os dias 20 a 23 e 27 a 30 de dezembro, fechando apenas entre Natal e Ano Novo

O mesmo horário vale para o almoxarifado de insumos, setor de manutenção e almoxarifado de medicamentos. O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), anexo ao Hospital Municipal, atenderá das 7h às 13h nestes dias. Para o mês de janeiro, o horário das 8h às 14h deve ser mantido para os serviços administrativos da saúde.

Veja também: Confira como fica o atendimento nas agências do trabalhador de Cascavel, Toledo e Foz


CEM

O Centro de Especialidades Médicas (CEM), na Avenida Brasil, ficará aberto das 7h às 17h entre os dias 20 a 23 e 27 a 30 de dezembro, para atendimento a pacientes com consultas e exames previamente agendados, para informações e agendamento de retornos com os médicos especialistas.

Transporte Sanitário

O transporte sanitário funcionará durante todo o recesso para atendimento a pacientes em tratamento de hemodiálise, fisioterapia, oncologia, apoio ao SAMU e Unidade Padre Ítalo. O serviço atende também pacientes acamados, transplantados, pacientes debilitados e altas hospitalares. O telefone do Transporte Sanitário é: 3308-2015. 

CAPS e CER IV

Os três CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) funcionarão em sistema de escala, das 8h às 17h, específico para acolhimento. Não haverá atendimento somente nos dias 24 e 25, 31 e 1º. Em caso de urgência, o SAMU deve ser acionado, via 192. O Centro Especializado em Reabilitação Dr José Carlos Azeredo (CER IV) também funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, em sistema de escala, com suspensão do atendimento no Natal e Ano Novo. 

Recesso na Prefeitura

As repartições públicas da Prefeitura de Foz do Iguaçu estarão fechadas entre 23 de dezembro a 2 de janeiro, com retorno das atividades no dia 3 de janeiro, das 07h30 às 13h30. Além da saúde, não haverá recesso para diversos órgãos da administração que prestam serviços considerados essenciais, como segurança, assistência social, coleta de lixo e limpeza pública.

Policial, serviços, política, saúde, economia… Tem isso e tudo o que acontece no Paraná no RIC Mais. Clique aqui e mande sua sugestão de pauta.