7 passeios em Maringá e região para aproveitar o Dia das Crianças ao ar livre

Publicado em 8 out 2021, às 14h23.

O Dia das Crianças é comemorado nesta terça-feira (12). Para aproveitar o dia e comemorar com os pequenos, o portal RIC Mais listou sete passeios para se divertir ao ar livre. Confira!

Parque do Ingá

Para abrir esta lista, nada melhor do que levar as crianças para um dos principais cartões-postais da cidade. O Parque do Ingá é uma reserva florestal de 47 hectares no coração da cidade. Muito arborizado, é possível passear por todo o parque sob a sombra das árvores. No local encontra-se a primeira Maria Fumaça de Maringá, uma locomotiva 608 que inaugurou a Estação Ferroviária de 1954. No Parque do Ingá ainda existe a gruta de Nossa Senhora Aparecida e um Jardim Japonês.

Parque fica no coração da cidade (Foto: PMM)

É possível ainda passear de pedalinho com as crianças dentro do lago que fica no centro do parque e também brincar no parque infantil. Leve bicicletas, patins ou skates e aproveite também o entorno do Parque do Ingá, que possui uma pista de caminhadas de aproximadamente três quilômetros.

Parque do Japão

O Parque do Japão que ocupa uma área de 100 mil m², é um verdadeiro símbolo da cultura japonesa que reflete a forte influência dos imigrantes japoneses na região. Possui um modelo de Casa de Chá, tipicamente japonês, ginásio de esportes, teatro, sala de eventos e um Jardim Imperial Japonês com área de 46 mil m².

Espaço é muito bem cuidado e homenageia a colônia japonesa da região (Foto: PMM)

O parque é super bem cuidado, refletindo a disciplina japonesa em cada cantinho. As flores coloridas, a arquitetura nipônica e o belo lago cheio de carpas são certeiros para agradar aos pequenos. Só tome cuidado com o sol: é melhor fugir do horário entre 11h e 16h para não ter risco de insolação.

Parques aquáticos

Os parques aquáticos na região são destinos certos para levar a criançada para se refrescar neste calorão. Neste caso, o Ody Park, em Iguaraçu, a 25 km de Maringá, é um dos mais visitados. O parque conta com várias piscinas diferentes, inclusive uma com ondas, e várias opções de tobogãs, desde os menorzinhos, para as crianças menores, até os mais altos, para os corajosos.

Parques aquáticos são pedida perfeita para as crianças (Foto: Ody Park / Facebook)

O Solar das Águas Quentes é outra excelente opção. Dentro de Maringá, o espaço foi eleito um dos 10 melhores do Paraná e conta com águas termais como um dos principais diferenciais. Enquanto os pais relaxam, os filhos se divertem nas piscinas e tobogãs externos.

O Por do Sol Parque Aquático fica em Pitangueiras, a 60 quilômetros de Maringá. O espaço conta com atrações para toda a família, como espaço infantil, vários tobogãs, piscinas e cachoeiras naturais, com trilhas para passear por entre a mata, tudo bem seguro e sinalizado.

Catedral

O imenso gramado da praça da Catedral de Maringá já é bastante utilizado pela população maringaense e é um prato cheio para a diversão em família. Leve uma toalha e faça um piquenique com as crianças! Os animaizinhos também são bem vindos e vão adorar o passeio. Lembre-se de levar uma sacolinha para colocar o lixo.

Entorno da catedral é perfeito para correr ou fazer um piquenique (Foto: PMM)

É possível levar uma bola ou um frisbee para brincar no gramado, ou mesmo uma bicicleta para pedalar em volta da igreja. Há um parquinho infantil na área e também um serviço de ‘futebolha’: uma partida de futebol em que os participantes entram em bolas gigantes infláveis, garantindo muitas risadas e diversão.

Ciclovias

Como se espera de um município que se autodenomina ‘Cidade Verde’, Maringá tem 41 quilômetros de ciclovias por toda a cidade, que podem servir para um grande passeio pela cidade com as crianças. Recentemente, novas ciclovias foram inauguradas na avenida Riachuelo e Vila Operária, bem como quase um quilômetro entre as avenidas Laguna e Brasil.

Além de divertido, pedalar faz bem à saúde (Foto: PMM)

Além de divertido, pedalar também faz bem para a saúde, ainda mais durante uma pandemia que exigiu que as pessoas ficassem em casa e com os índices de crianças sedentárias aumentando ano após ano. Que tal aproveitar e mostrar para as crianças locais importantes ou históricos da cidade? Importante: não se esqueça do capacete, joelheiras, cotoveleiras e demais itens de segurança!

Estádio Willie Davids

Aqui, a dica não é exatamente o estádio, mas o seu entorno. Contando com um amplo espaço e pista de caminhada, o local pode ser visitado para pedalar, andar de skate ou patins, jogar bola ou apenas dar uma caminhada. O local é perfeito para crianças e animais correrem à vontade.

Entorno do estádio pode ser usado para o lazer (Foto: PMM)

Se você estiver se sentindo nostálgico, é possível levar as crianças para praticar uma brincadeira de vários anos no local: escorregar no morro gramado da base das arquibancadas do estádio. Leve um bom pedaço de papelão e garanta horas de diversão simples e barata. Como nos velhos tempos.

Feira

Depois de tanta diversão, as crianças vão ficar com fome. Por isso, nada melhor do que dar um pulinho em uma das tradicionais feiras da cidade. E uma das melhores opções é a feira itinerante dos food trucks.

Depois de tanta diversão, as crianças vão querer comer (Foto: PMM)

Contando com vários veículos preparando diferentes tipos de comidas, a feira dos food trucks oferece várias opções para os pequenos escolherem. Na terça-feira, Dia das Crianças, a feira fica no estacionamento do Estádio Willie Davids, na esquina da Av. Herval com a da Av. Prudente de Morais.