Zoo comemora 37 anos com educação ambiental e conservação da fauna. Foto: Cesar Brustolin/SMCS (arquivo).

Os visitantes também acompanharão a inauguração da área do Jardins de Mel e receberão o mapa Que Bicho tem no Zoo?, feito pelos estudantes do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Moradias Belém.

A comemoração será dupla no Zoológico de Curitiba, nesta quinta-feira, 28. Além de lembrar os 326 anos da cidade, que serão completados na sexta-feira, 29,  o espaço de educação ambiental e conservação da fauna, que fica no Alto Boqueirão, completa 37 anos de atividades. Para marcar a celebração de aniversário, tem programação durante todo o dia.

Visitantes poderão participar das atividades

Serão propostas atividades com a participação dos visitantes sobre a fauna em um circuito pelas vias internas do Zoo. “Mais uma vez, buscamos sensibilizar a população sobre o trabalho que é feito no Zoológico e com a fauna de Curitiba”, lembrou o diretor Edson Evaristo.

Além de enriquecimento ambiental para alguns dos bichos – ações usadas para estimular comportamentos e movimentos naturais, como a busca por alimento – haverá um parabéns simbólico. Alunos da rede municipal de ensino também farão parte da festa.

Os visitantes também acompanharão a inauguração da área do Jardins de Mel e receberão o mapa Que Bicho tem no Zoo?, feito pelos estudantes do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Moradias Belém.

Zoológico

Inaugurado em 1982 pelo aniversário de Curitiba, hoje o Zoo é responsável pelo cuidado de mais de 1,5 mil animais, que ficam na área de exposição. Mais de 70% deles vieram de situações de intervenção humana que impossibilitaram sua soltura na natureza, tais como apreensões, tráfico, circos e maus-tratos.

O local, que já mantém uma série de programas de reprodução de espécies ameaçadas, passou a integrar em 2018 grupos nacionais de trabalho para conservação da fauna por meio de um Termo de Cooperação Técnica entre a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Entre as oito espécies que fazem parte dos grupos nacionais, muriquis, jacutingas e ararajubas já contam com trabalhos de reprodução ex-situ (fora da natureza) no Zoo.

Lugar de aprendizado

Uma verdadeira sala de aula a céu aberto, em 2018, o Zoológico recebeu o número recorde de quase 642 mil visitantes. Mais de mil alunos participaram de visitas orientadas, outros 953 de Acantonamentos Ecológicos. Pelo Centro de Educação Ambiental, que promove ações especiais, passaram mais de 206 mil pessoas.

Confira a programação de aniversário

Das 9h às 17h – Circuito de atividades pelas vias internas do Zoo e divulgação do mapa Que bicho tem no Zoo?, feito por alunos da Rede Municipal.

9h30 – Enriquecimento ambiental para os babuínos.

10h30 – Parabéns simbólico e inauguração do Jardins de Mel do Zoológico – junto ao Centro de Educação Ambiental.

10h30 – Enriquecimento ambiental para o chimpanzé Bob.

15h30 – Enriquecimento ambiental no recinto dos hipopótamos.

15h45 – Enriquecimento ambiental para o leão Simba.