Vulnerável à extinção, Lobo-guará, é visto na cidade de Nova Prata do Iguaçu

Publicado em 22 nov 2021, às 11h47. Atualizado às 12h11.

Moradores de Nova Prata do Iguaçu, no Sudoeste do Estado do Paraná, registraram em vídeo o aparecimento de um Lobo-guará na cidade durante o fim de semana. As imagens foram gravadas de dentro de um automóvel após os ocupantes perceberem a presença do animal.

O Lobo-guará anda por várias ruas da cidade e com todo o cuidado, os ocupantes do automóvel, seguem o animal para fazer registro em vídeo. Na gravação, os moradores expressão a admiração pelo animal e também a surpresa em ver ele de perto.

Nova Prata do Iguaçu fica a cerca de 100 quilômetros de Cascavel e faz divisa com o Parque Nacional do Iguaçu.

(Footo: reprodução : Jean Faveri Soares e Willian José Morais)

Segundo o veterinário Rodrigo Ribeiro, a aparição do animal é considerada rara. 

“ O Lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) está classificado como vulnerável à extinção.”

Rodrigo Ribeiro – médico veterinário

Não há informações se o animal foi capturado.

https://www.youtube.com/watch?v=kdEt7tERcGo

Lobo-guará

Segundo o Wikipédia o animal é o maior canídeo da América do Sul, atingindo entre 95 e 115 centímetros de comprimento, com uma cauda medindo entre 38 e 50 centímetros de comprimento e atingindo até 90 centímetros na altura da cernelha.

Pesa entre 20,5 e 30 quilos, não havendo diferenças significativas no peso de machos e fêmeas. É um animal difícil de confundir com os outros canídeos sul-americanos, por causa de suas longas e finas pernas, densa pelagem avermelhada e grandes orelhas.

A espécie está ameaçada principalmente por causa da destruição do cerrado para ampliação da agricultura, atropelamentos, caça e doenças advindas dos cães domésticos.

Registrou um flagrante? Mande para o WhatsApp do RIC Mais. Clique aqui e faça o portal com a gente!