VÍDEO: pato doente é encontrado no Igapó e acende alerta sobre proteção às aves
Um pato doente foi encontrado às margens do Lago Igapó, na zona sul de Londrina, e foi resgatado e levado para um veterinário em estado grave, o que acendeu um alerta sobre a situação das aves que têm como habitat natural o principal cartão-postal da cidade.
Os animais dividem o espaço com os visitantes e com o trânsito intenso do meio urbano, o que pode ser nocivo.
Cuidadora, Dona Cláudia faz questão de alimentar os patos e gansos, todos os dias, com pão e milho. Na área, ela encontrou uma sacola com pedaços de redes e anzóis deixados pelos pescadores às margens do lago, que podem ferir os pássaros e outros animais.
Outro ponto que preocupa é a qualidade da água do lago. Em dias de chuva, o Igapó recebe lixo e resíduos de toda a área central da cidade, como garrafas e sacos plásticos, que poluem o lago que ainda sofre o assoreamento.
A vereadora Daniele Ziober (PP), defensora da causa animal, participou do resgate do pato e enviou um pedido de informações à prefeitura cobrando providências. Ela explicou que provavelmente se trata de um quadro infeccioso. A Sema (Secretaria Municipal do Ambiente) informou que aguarda um laudo sobre a qualidade da água.