Tubarão de duas cabeças extremamente raro é descoberto por cientistas

Publicado em 20 jan 2020, às 00h00.

Pesquisadores da Universidade de Málaga, na Espanha, descobriram em seu laboratório um embrião de tubarão de duas cabeças extremamente raro. 

Conforme a ScienceAlert, é primeira vez que o caso é registrado em um tubarão que põe ovos. Já houve relatos de tubarões de duas cabeças antes, mas todos pertenciam a espécies que dão à luz animais vivos.

Os pesquisadores, agora, estão tentando aprender mais sobre o indivíduo, e esperam que a descoberta forneça algumas dicas sobre como exatamente acontece a misteriosa mutação de duas cabeças, oficialmente conhecida como dicefalia.

Pesquisa com tubarão-serra-do-atlântico

O tubarão de duas cabeças era um embrião de tubarão-serra-do-atlântico (Galeus atlanticus) que foi coletado como parte de um estudo sobre sistemas cardiovasculares. Dos 797 embriões coletados, apenas ele era diferente dos demais porque possuía uma cabeça a mais.

“Cada cabeça tinha uma boca, dois olhos, um cérebro, uma notocorda [como uma medula espinhal] e cinco aberturas branquiais de cada lado”, explicaram os autores da pesquisa no Journal of Fish Biology.

O corpo também tinha dois corações, dois estômagos e dois fígados, mas compartilhava apenas um intestino e um único conjunto de rins e órgãos reprodutivos.

tubarao-de-duas-cabecas-extremamente-raro

O tubarão de duas cabeças também tinha dois corações, dois estômagos e dois fígados. (Foto: Reprodução/Journal of Fish Biology)

A espécie foi sacrificada e preservada para que continue a ser estudada. Na natureza, a condição é encontrada raramente, e não está claro se isso acontece porque essa é uma condição extremamente rara ou se as criaturas simplesmente não sobrevivem o tempo suficiente para serem descobertas.

Ainda conforme a publicação, a principal suspeita da causa da dicefalia é a genética e não a poluição ou outros fatores, já que dentro do tanque onde o embrião de tubarão se desenvolveu não havia agentes que pudessem influenciar no crescimento do animal. 

tubarao-de-duas-cabecas-embriao

Foto: Reprodução/Journal of Fish Biology

*Com informações do ScienceAlert.