Projeto de criação de Samu para animais é aprovado pelos vereadores de Londrina
O Projeto de Lei (PL) que institui a criação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para animais em Londrina, no Norte do Paraná, foi aprovado em segundo turno de votação na Câmara dos Vereadores, nesta quinta-feira (8). Agora, o projeto segue para sanção ou veto do prefeito Marcelo Belinati.
- Leia também:
O objetivo do Projeto de Lei é oferecer atendimento 24 horas para animais de rua, com direito a resgate e tratamentos.
Os animais considerados aptos a serem atendidos pelo “Samuvet” são: animais de rua; animais considerados comunitários; animais tutelados pela proteção animal; vítimas de crueldade, abuso e maus-tratos; ou animais tutelados por munícipes considerados hipossuficientes.
A comissão jurídica da Câmara havia apontado, inicialmente, a viabilidade financeira do projeto como um dos problemas. De acordo com eles é preciso estabelecer quem vai financiar este pronto atendimento. Mas, a correção foi feita no PL, que acabou aprovado em plenário.
Segundo a justificativa do projeto, dirigido pela vereadora Daniele Ziober e Flávia Cabral, “Essa problemática é antiga e continua crescente e a população não tem a quem recorrer”.