Polícia Ambiental resgata 219 pássaros mantidos em cativeiro em Londrina
O Batalhão de Polícia Ambiental, da Polícia Militar, resgatou 219 pássaros que estavam sendo mantidos em gaiolas dentro de uma casa na zona norte de Londrina, nesta quarta-feira (28). Suspeita-se que os animais seriam vendidos, o que é crime.
A maioria dos animais eram da espécie azulões, galos da campina, coleirinhas e tico-ticos. Vários deles foram devolvidos à natureza. Outros foram encaminhados para o Hospital Veterinário da Unifil, para passarem por avaliação médica.
De acordo com a médica veterinária Daniele Martina, diversas aves estão doentes. Por este motivo, não poderão retornar ao habitat natural. O suspeito pelo crime ambiental precisou assinar um termo circunstanciado e terá que pagar uma multa no valor de R$109 mil.
Outro caso
Um caso semelhante foi registrado em Nova Esperança, Alto Paraná e Atalaia, no Paraná, no dia 22 de setembro deste ano. A Operação Liberdade, da 3ª Companhia de Polícia Ambiental Força Verde, apreendeu 53 aves em condições irregulares, aplicando cerca de R$ 71 mil em multas.
Parte das aves apreendidas foram deixadas com os criadores para regularização junto ao órgão ambiental e as demais foram encaminhadas ao Instituto Água Terra (IAT), responsável pela destinação correta dos animais.
Um criador foi encaminhado para a Delegacia da Polícia Federal de Maringá pelo crime adulteração de anilhas, já que duas aves foram identificadas com a mesma anilha.