Orcas estão devorando fígado, testículos e o coração de tubarões-brancos gigantes

por Redação RIC.com.br
com informações do R7
Publicado em 4 out 2020, às 13h36.

Tubarões-brancos gigantes vem sendo atacados por orcas que devoram fígado, testículos e até o coração da espécie mais temida dos mares.

Apesar de serem considerados os maiores peixes predadores do mundo e possuírem mais de 3.000 dentes afiados, a espécie vem sendo atingida pelas orcas de 10 m de comprimento e 9 toneladas, que caçam em grupos e possuem o cérebro mais desenvolvido que os tubarões, levando ainda mais vantagem sobre a espécie.

Autópsias recentes feitas na África do Sul mostraram ao menos seis tubarões-brancos gigantes devorados

Na África do Sul, cientistas identificaram tubarões-brancos gigantes abertos com o fígado, coração e testículos devorados. Conforme os especialistas, esses são os órgãos com mais gordura.

Conforme os estudos, tudo indica que as orcas queriam gordura e nutrientes, e felizmente para os tubarões-brancos gigantes os ataques parecem ser localizados a uma região específica da costa sul-africana, indicando que apenas algumas orcas estão se interessando por esse tipo de caça.

Em entrevista a Newsweek, a bióloga marinha sul-africana Alison Towner afirmou que toda a ‘cirurgia’ é bastante precisa e refinada, e as marcas deixadas são compatíveis com mandíbulas de orca.

Conforme ela, as mortes com ‘ataques cirúrgicios‘ ocorrem desde 2017.

“É preciso levar em conta que tubarões-brancos são imensos e agressivos. Pesam mais de 1 tonelada. Apenas o fígado possui cerca de 90 kg, o que mostra que as habilidades das orcas são surpreendentes. A grande diferença é que orcas nunca caçam sozinhas, ao contrário dos tubarões solitários, e são capazes de agir com grande habilidade de coordenação, somente comparável à humana”, explicou a bióloga.

Até o momento, a razão exata para os ataques segue sob investigação.

Além dos tubarões-brancos, corpos de cação-bruxa também já foram encontrados na região.