Nesta sexta-feira (6), uma cena de uma égua grávida que passou horas sem resgate chocou os moradores de União da Vitória, na zona sul de Londrina, no norte do Paraná.

De acordo com moradores locais, a égua, aparentemente abandonada, estava extremamente debilitada na rua dos Zeladores, em cima de uma lona azul.

Moradores se mobilizam para ajudar égua que passou horas sem resgate

Desesperados, moradores  afirmaram que o animal se encontrava no local desde às 7h, e que as autoridades afirmaram que não podiam fazer nada para ajudar.

“Ela tá desde às 7h da manhã, tentamos fazer de tudo para restaurar ela ali, mas infelizmente só Deus”, afirmou uma testemunha.

Em uma busca incessante por ajuda, os vizinhos acionaram o Corpo de Bombeiros. No local, os profissionais afirmaram que não poderiam ajudar no resgate porque a égua não se encontrava caída dentro de um buraco ou vala. 

Dessa maneira, em uma segunda tentativa, os moradores acionaram a Secretaria Municipal Do Ambiente (SEMA), que apenas compareceu ao local após a RIC Record Londrina cobrar esclarecimentos.

Após resgate demorado, égua é sacrificada em hospital veterinário da UEL

Próximo ao 12h, um caminhão de pequeno porte enviado pela SEMA foi até o local para analisar o estado de saúde do animal.

“A gente vai tentar carregar ela e levar pra UEL né, pra ver se tem algum recurso para salvar ela. Vamos ver se conseguimos por ela em cima da caminhonete”.

Com a ajuda de moradores da região e dois funcionários terceirizados da SEMA, a égua foi colocada no transporte e levada ao Hospital Veterinário da Universidade Estadual de Londrina.

Entretanto, a demora no resgate do animal não fez com que a situação pudesse ser contornada.

Grávida, os veterinários da UEL afirmaram que nada poderia ser feito pelo animal, que precisou ser sacrificado, assim como o filhote.

Inconformada, uma moradora local afirmou que o descaso em relação ao animal foi tremendo.

“Se um animal eles fazem assim, imagina um ser humano. É triste né. É um animal que estava sofrendo desde às 7h. Dói muito… Dá dó. É um descaso para a comunidade. É uma coisa triste. Não temos condições de ajudar. Ninguém faz nada”, concluiu.

Veja o vídeo da égua abaixo!