Desmistificando o atendimento veterinário em domicílio

por Pauline Machado
Jornalista e Acadêmica de Medicina Veterinária
Publicado em 11 out 2022, às 00h43. Atualizado em: 10 out 2022 às 09h48.

Hoje, vou dar espaço para a fala de um especialista no mercado pet/vet para falar sobre os pontos positivos do Atendimento Médico Veterinário em domicílio.

Acompanhe!

Com a palavra, Lucas Guedes.

A pandemia do covid-19 deixou um legado de serviços entregues em domicílio. Com as restrições causadas pela doença, o que se observou nos períodos de maior circulação do vírus foi o aumento das consultas médicas online, das entregas de comida, medicamentos e tantos outros produtos e serviços. O fato é que essa moda pegou, e dois anos após o início da pandemia, muitos negócios adotaram essa prática de forma permanente. E o mercado pet, é claro, não ficou de fora disso.

O atendimento veterinário em domicílio está em grande evidência no Brasil. Entre uma série de outros motivos para o crescimento da modalidade, a conveniência se destaca. Em muitos casos, transportar o animal até uma clínica veterinária ou centro de atendimento não é das tarefas mais fáceis. Além da dificuldade do transporte, é importante ressaltar que esse deslocamento geralmente causa incômodo e acaba estressando o animal.

De certo, o atendimento em domicílio tem se provado eficiente, acessível e mais conveniente para todas as partes envolvidas. Mas, é normal que alguns tutores mais acostumados ao atendimento tradicional ainda fiquem com dúvidas sobre essa modalidade. Por isso, ainda é necessário esclarecer alguns pontos sobre o atendimento em domicílio.

Uma visão ampliada do veterinário sobre o bem-estar do pet

Recebendo um veterinário em casa para uma consulta, uma coisa é certa: toda a dedicação daquele profissional será exclusivamente voltada ao paciente. Sem filas e sem emergências de última hora, o veterinário tem mais tranquilidade e pode concentrar todos seus esforços no bem-estar do pet. Além disso, outro ponto muito positivo do atendimento em domicílio é o fato de que o médico veterinário estará inserido no ambiente em que vive o animal. Isso possibilita que o profissional faça observações sobre o local, avaliando e orientando o tutor no sentido de aperfeiçoar o bem-estar do paciente.

Reduzindo as chances de acidentes durante as consultas

É muito comum que os animais fiquem mais estressados — e em alguns casos, mais violentos — quando transportados até um local para serem atendidos. Isso dificulta o trabalho dos veterinários, e pode causar acidentes indesejáveis para todos os envolvidos. Quando o paciente é atendido em casa, a tendência é que ele se sinta mais seguro e receptivo ao atendimento. Dessa forma, o bem-estar de todos é privilegiado, de maneira que a consulta flua com mais tranquilidade e sem acidentes de percurso.

A tecnologia como apoio ao bem-estar animal

Da mesma forma que a tecnologia está sendo usada em diversas áreas como uma ferramenta facilitadora de processos, na medicina veterinária, ela auxilia na integridade do animal. Seja para marcar novas consultas, para manter registros e monitorar a saúde, ou para receber diagnósticos, a tecnologia deve ser usada tanto para elevar a segurança de tutores, veterinários e pets, bem como para garantir mais conforto a todos.

Concluindo o artigo, considero a popularização do atendimento em domicílio um grande avanço para o mercado pet. Essa alternativa, que beneficia veterinários, tutores e, sobretudo, os animais, deve se expandir ainda mais no futuro, de modo que o atendimento veterinário seja cada vez mais acessível e eficiente. Desmistificar o atendimento em domicílio é necessário para que mais avanços sejam possibilitados, sempre colocando a saúde dos animais em primeiro lugar”.

*Lucas Guedes é CEO e fundador da Vets. Com mais de 20 anos de experiência no meio corporativo, o executivo consolidou sua carreira em segmentos como o Marketing, Comunicação, Projetos, Digital e Comercial.