Conheça os benefícios da interação humano-animal

por Pauline Machado
Jornalista e Acadêmica de Medicina Veterinária
Publicado em 31 out 2022, às 00h42. Atualizado às 10h27.

Nos últimos anos, o formato home office se tornouuma tendência mais recorrente, e os pets se acostumaram a uma rotina muito próxima de seus tutores, estreitando os laços com mais momentos de qualidade com o tutor. Por outro lado, a normalização gradual do retorno aos escritórios, em um sistema híbrido de trabalho, é uma realidade e muitas pessoas gostariam da companhia de seus melhores amigos ao invés de deixá-los sozinhos.

Ter uma rotina de trabalho em casa pode ser solitário em alguns casos, mas a companhia de um gato e/ou cão alegra o dia a dia de qualquer pessoa.

Os tutores que trabalham de casa ou no sistema híbrido, podem usufruir ainda mais dos benefícios que a convivência com os pets traz para a rotina. Já que de acordo com pesquisas realizadas pelo Centro de Nutrição e Bem-Estar Animal WALTHAM™, parte da Mars Petcare, gatos e cães oferecem importante suporte para pessoas com problemas de saúde mental e contribuem para a redução do estresse do dia a dia.

Para alguns indivíduos, a presença de um pet aumenta o apoio social, reduz a solidão e a sensação de isolamento. As pesquisas também mostram que gatos e cães satisfazem a necessidade de confiança e companhia por serem parceiros e estarem sempre disponíveis, além disso, a relação humano-animal desenvolve consciência social, criando habilidades de relacionamento que aprimoram a capacidade de interação com as pessoas.

E, para os que já voltaram à rotina presencial, seja de forma integral ou parcial, vale checar se a empresa adere à política pet friendly, ou seja, locais onde os pets são bem-vindos. Os escritórios da Mars, por exemplo, são pet friendly desde 2012, reforçando os diversos benefícios oriundos da interação humano-animal, inclusive no ambiente de trabalho, como o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Além disso, os associados que adquirem um novo pet, podem usufruir da Licença PETernidade, um tempo disponibilizado pela companhia para a adaptação do animal ao novo lar. “O papel dos pets nas família e na sociedade vêm aumentando muito. A cada ano que passa, temos um maior número de solicitações para o uso do benefício e continuamos incentivando a todos a utilizarem a licença, pois nosso desejo é o de que cada vez mais pessoas conheçam os incríveis benefícios que a interação humano-animal oferece”, conta Juliana Gonçalves, diretora de RH da Royal Canin Brasil.

A licença PETernidade nos escritórios da Mars Petcare permite que o tutor que adotou ou adquiriu um pet possa usufruir de oito horas de licença, sendo ela de uma só vez ou com este tempo distribuído em um prazo de até 3 meses a partir da chegada do pet. O limite da licença é de até dois pets por ano.

Para os associados que ainda passam pelo desafio da dor pela perda do seu animal de estimação, existe ainda a Licença para casos de falecimento, que inclui uma folga por luto do animal. Nessas situações, o tutor tem a liberdade de utilizar a Licença no dia do ocorrido.

“Os “pais e mães de pet” estão no centro de tudo o que fazemos. Diariamente, nos dedicamos a entender suas necessidades e oferecer soluções, e isso também se aplica internamente — com o nosso time. Por isso fomos além e passamos a oferecer a licença, não só no momento da chegada de um novo membro da família, mas também no fim da vida, respeitando o luto do nosso Associado”, completa Simone Karpinskas diretora de RH da Mars Petcare.

De acordo com uma pesquisa da plataforma LiveCareer, realizada com 1.065 pessoas em 2021, nos Estados Unidos, o principal ponto positivo dos pets no local de trabalho é ter um ambiente relaxado (33%), seguido de redução do estresse (28%) e melhoria no equilíbrio com a vida pessoal (18%).