Cientistas encontram ovo de dinossauro que estava prestes a nascer

Publicado em 22 dez 2021, às 10h07. Atualizado às 10h13.

Os cientistas da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, anunciaram, nesta terça-feira (21), na revista periódica iScience, a descoberta de um ovo de dinossauro extremamente preservado, com um embrião dentro.

De acordo com os descobridores, o fóssil apelidado como “Baby Yingliang” tem aproximadamente de 72 a 66 milhões de anos e foi perdido na terra após uma enxurrada.

O ovo pertence a uma espécie de dinossauro terópode que geralmente são carnívoros ou omnívoros (alimentam-se tanto de animais quanto de vegetais). Os historiadores acreditam que essa espécie tenha vagado pela Ásia e pela América do Norte durante sua existência, já que a descoberta foi feita na região de Ganzhou, no sul da China.

“Este embrião de dinossauro dentro de seu ovo é um dos fósseis mais bonitos que já vi. Este pequeno dinossauro pré-natal se parece com um filhote de passarinho enrolado em seu ovo, o que é mais uma evidência de que muitas características dos pássaros de hoje evoluíram em seus ancestrais dinossauros”.

Disse um dos coatores do projeto, Steve Brusatte á Agence France-Presse (AFP)

O fóssil será alojado no Museu de História Natural Yingliang Stone em Xiamen, no sudeste da China.

Quer mandar uma sugestão de pauta pro RIC Mais? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando aqui.