Dezenas de cães são resgatados de criadouro clandestino em Sarandi

Publicado em 30 set 2020, às 17h47.

Após denúncia anônima de uma pessoa que comprou um animal em um criadouro ilegal em Sarandi, a Organização Não Governamental (ONG) Salvando Vidas, de Maringá, resgatou mais de 40 cães na tarde desta quarta-feira (30).

Entre os animais resgatados estão cães adultos e filhotes de diversas raças, como spitz alemão, pastor alemão, shitzu, york terrier, beagle e husky siberiano. Algumas das cachorras resgatadas ainda estavam prenhas e outras com filhotes com aproximadamente sete dias.

Segundo uma publicação do coordenador da ONG, Lemuel Rodrigues, todos os cães eram de raça, porém o criadouro cobrava mais barato pelos animais por não terem registro e pedigree.

Segundo investigações, o criadouro estava ativo há pelo menos dois anos no quintal de uma residência de Sarandi e estava em péssimas condições de uso.

Eram tantos animais trancafiados que foram necessárias horas para retirar todos do criadouro com segurança

“Os animais viviam para procriar em espaços minúsculos e presos. Foram 4h30 [de trabalho] para enfim conseguirmos realizar a retirada dos animais”, afirmou Rodrigues em uma publicação nas redes sociais.

Todos os animais foram resgatados e levados a um abrigo. Agora, a ONG encaminhou à Justiça um pedido de guarda dos cães, para posteriormente colocá-los para adoção.

A ação teve apoio de equipes da Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Fazenda, da Sociedade Protetora dos Animais de Sarandi, da Guarda Municipal e da Prefeitura de Maringá, que colaborou com o transporte dos animais.