Proposta de hospital para animais debatida com a UFPR

A proposta de construir o Hospital Municipal Veterinário foi discutida junto à coordenação do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Paraná. Para o autor, vereador Jair Cézar (PSDB), a graduação teria uma participação importante no projeto, devido à experiência em programas de educação da população, de castração e de zoonoses, por meio do Hospital Veterinário da UFPR.

Os professores, agora, vão discutir o projeto e apresentar sugestões, para serem definidas questões como o número de centros cirúrgicos necessários. Está prevista outra reunião com o curso de Medicina Veterinária da UFPR, para o debate de projetos de proteção aos animais.

O vereador já foi a Brasília divulgar a ideia do hospital para os animais da população de baixa renda, que teriam atendimento gratuito. Em fevereiro, entregou à deputada Rosane Ferreira (PV-PR) um ofício para pedir verba federal para a construção do hospital. Ele, que já havia apresentado a sugestão ao prefeito Luciano Ducci, solicitou a intervenção da parlamentar junto ao Ministério da Saúde.

A proposta foi apresentada à prefeitura como sugestão porque a Câmara não pode legislar sobre ações como a construção de um hospital. O próximo passo, após receber as sugestões da UFPR, é montar o projeto arquitetônico do estabelecimento veterinário.
“Animal não pode ter status social. Sendo todos iguais, precisam dos mesmos cuidados, o que não está ocorrendo hoje em Curitiba. Animal de pessoas menos favorecidas está vivendo sem cuidados médicos e muitas de suas doenças estão atingindo as crianças que convivem com eles, havendo, portanto, várias razões para nossa preocupação”, defende Jair Cézar.

Mostrar próximo post
Carregando