Programa deve melhorar sistema de educação nas ilhas do Paraná

A Secretaria de Estado da Educação lançou nesta quarta-feira (13) o programa “Minha Ilha Tem Escola – Embarque e Navegue Nessa Ideia”, que tem como objetivo melhorar e fortalecer a educação nas ilhas do Litoral do Paraná. O lançamento aconteceu no Colégio Estadual Ilha da Peças, na Ilha das Peças, em Guaraqueçaba, com a presença do vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns.

Entre as medidas previstas está a organização de alojamentos para a permanência de professores que precisam se deslocar até as Ilhas do Mel, Rasa e das Peças,a implantação de escolas estaduais nas Ilhas de Amparo e Tibicanga e construção de duas salas de aulas na Ilha Rasa.

Além disso, serão propostas ações para unir a comunidade em favor da escola, proporcionando oportunidades aos ilhéus e valorizando a cultura local. “Queremos olhar todas as escolas das ilhas, incentivar o ensino, e juntos com a comunidade atender e valorizar a região”, destacou Arns.

“São ações simples e diferenciadas, com o propósito de desenvolver e colaborar com a sociedade local”, disse Meroujy Cavet, superintendente da Educação.

Segundo a chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Paranaguá, Selma Camargo Meira, o programa também estimula a cidadania. “Tanto dentro do processo educacional quanto com a comunidade, o programa valoriza a cultura local, além de ter o cunho de conhecer a demanda de cada comunidade”, comentou.

Alunos e comunidade participaram do evento, que teve apresentações de música, contação de história, teatro de bonecos, literatura de cordel e declamação de poesias.

Mostrar próximo post
Carregando