Localizado no Parque São José, o horto, inaugurado ontem (24), deve ser voltado principalmente à educação ambiental. O espaço conta com estufas para produção de mudas e estação de tratamento de esgoto. Em breve, deve ganhar um Jardim das Sensações, onde os visitantes entrarão de olhos vendados e terão os cinco sentidos exercitados.
Nos próximos meses, segundo a prefeitura de São José dos Pinhais, os visitantes também poderão trocar resíduos recicláveis por ervas fitoterápicas e será inaugurado um auditório para aulas de educação ambiental. “Os alunos virão até o parque em um ônibus movido a biodiesel, feito com óleo de cozinha coletado nas próprias escolas”, explica a secretária municipal de Meio Ambiente, Edilaine Vieira.
Durante a inauguração do horto, foi enterrada uma cápsula do tempo no parque. Dentro dela, foram depositadas redações de alunos da 7ª série da escola estadual Godofredo Machado e outros itens que remetem à atualidade de São José dos Pinhais e do Brasil. As redações tinham como tema “O que eu quero para São José dos Pinhais daqui a 20 anos”. A cápsula será aberta após esse período.