Microchipagem gratuita de animais em Curitiba neste sábado

As equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba farão microchipagem gratuita em cães e gatos, orientação sobre guarda responsável de animais e doações de animais, entre outras atividades programadas. As ações fazem parte da sétima edição da Feira Amigo Bicho Será, que acontece na Vila Nossa Senhora da Luz – CIC, neste sábado (5), .

A primeira edição da feira aconteceu no ano passado. Neste período, mais de mil microchips já foram instalados em animais domésticos e aproximadamente 15 mil pessoas receberam orientações. “O evento já é um diferencial na sensibilização e conscientização da população”, explica o diretor do departamento de Pesquisa e Conservação de Fauna da Secretaria de Meio Ambiente, Alfredo Trindade.

Ele conta que a feira começou com pequeno porte, mas foi bem aceita pela população e cresce a cada edição. Trindade informa ainda que a expectativa da secretaria é realizar pelo menos quatro edições durante 2012, para que o evento percorra todas as regionais da cidade.

A cada edição, cerca de 500 microchips são disponibilizados. Eles são aplicados no dorso do animal, com todas as informações, incluindo dados do proprietário. Os donos de animais interessados na microchipagem gratuita deverão apresentar carteira de identidade, CPF e comprovante de endereço.

Outra atividade programada é o teatro de fantoches da Universidade Federal do Paraná,  que irá abordar fauna urbana e zoonoses: a cidade e seus bichos. Haverá duas apresentações gratuitas, programadas para às 11 e 15 horas.

Também estará presente o ônibus Castramóvel: unidade que faz cirurgias de castração de animais. Durante o evento, sua finalidade será apenas para demonstração e orientação sobre o funcionamento deste serviço da Prefeitura, feito em parceria com a Universidade Federal. Não serão realizadas castrações durante a feira.

O evento Amigo Bicho também levará aos moradores da CIC orientações sobre dengue e leptospirose, sobre guarda responsável e sobre os parasitas mais comuns em pessoas e cães. Haverá ainda doação de animais resgatados por ONGs de proteção. Mais informações no site www.protecaoanimal.curitiba.pr.gov.br

Serviço
Programação – Evento Amigo Bicho 7
Regional CIC
Data:
5 de maio
Local: Praça Enoch Araújo Ramos – Praça Central (entre as ruas Davi Xavier da Silva e Orlando Luis Lamarca, Vila Nossa Senhora da Luz – CIC).
Das 9h às 17h

Atividades:
Microchipagem gratuita de cães e gatos
Presença da unidades Castramóvel para visitação
Doação de cães
Orientação sobre dengue e leptospirose
Orientação sobre guarda responsável
Orientação sobre os parasitas mais comuns em pessoas e cães
Apresentação do teatro de fantoches da UFPR, às 11 e 15 horas – Fauna Urbana e Zoonoses: a Cidade e seus Bichos

Mostrar próximo post
Carregando