29 de abril é o Dia Nacional de Combate ao Câncer de Mama

O alerta deste 29 de abril, Dia Nacional de Combate ao Câncer de Mama, é ainda mais importante quando observado que o diagnóstico do câncer de mama em pacientes com menos de 40 anos está crescendo. O índice, que costumava ser de 5% do total de casos, subiu para até 16%, segundo pesquisa realizada no Hospital do Câncer em São Paulo.

A doença é a principal causa mundial de morte por câncer da população feminina entre 39 e 58 anos de idade e, no Brasil, estima-se que mais de 40 mil novos casos sejam apontados por ano, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, onde já existe uma concentração maior de diagnósticos da doença.

No caso de pacientes abaixo de 40 anos, a sobrevida tende a ser menor, já que a doença costuma ser descoberta em estágios mais avançados, uma vez que estas pacientes não estão inseridas na rotina de rastreamento da doença e somente buscam auxílio médico quando o tumor já se apresenta palpável.

O autoexame é o principal aliado na detecção do câncer de mama. A verificação visual e palpação de cada mama feita pela própria mulher deve ser realizada do 7º ao 10º dia após o início da menstruação. Este procedimento facilita a identificação de um tumor em estágio inicial. Assim as chances de cura aumentam substancialmente.


 

Mostrar próximo post
Carregando