Durante uma semana, a agenda oficial da Casa estará suspensa e parlamentares vão aproveitar período para cumprir compromissos pessoais
Estudantes do curso de direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR) vão poder vivenciar a rotina dos deputados estaduais na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Durante uma semana, 54 universitários vão apresentar, discutir e votar projetos de lei na Casa. A cerimônia de posse ocorreu nesta segunda-feira (25).
Segundo a Alep, até sexta-feira (29), a agenda oficial, com a presença dos deputados e a votação de projetos, ficará suspensa. Os parlamentares não tiveram recesso em julho devido ao atraso na votação do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que estabelece o orçamento do estado para 2017. Deputados estaduais vão aproveitar o período para cumprir compromissos pessoais.
De acordo com a universidade, os estudantes passaram por um treinamento prévio para entender como funciona o processo legislativo. O trâmite de cada proposta será o mesmo dos projetos da Casa, passando pelas comissões temáticas para receber pareceres. A previsão é que os universitários votem mais de 30 projetos nesses cinco dias.
A inciativa é uma parceria entre a Escola do Legislativo da Assembleia e o Partido Democrático Universitário (PDU), da UFPR.